top of page
  • Foto do escritorRedação

Saiba como outros países comemoram as festas de fim de ano

As festas de fim de ano são a desculpa perfeita para comemorar as viagens com a família ou os amigos

As festas de fim de ano são a desculpa perfeita para comemorar as viagens com a família ou os amigos. Foto: Divulgação

O ano está terminando, e muitos destinos se preparam para comemorar as festas de fim de ano. Costumes e tradições ocupam o centro dessas celebrações, que, embora variem de país para país, têm em comum a partilha da alegria e da magia do ano-novo. Da mesma forma, há quem aproveite a oportunidade para viajar e viver novas experiências, seja em um destino ensolarado, seja com neve. Essa sempre será uma das opções preferidas para receber bem o ano que está chegando.


Para auxiliar no roteiro, a Assist Card compartilha quatro destinos únicos, cheios de tradições especiais, para celebrar as próximas festas de forma segura e inesquecível.


Nova York (Estados Unidos): viver os feriados mais importantes do ano em Nova York é o sonho de muitos, principalmente se for o ano-novo. O jogo de luzes que decora completamente a cidade, somado às atividades e celebrações, que retornam neste ano, enche de magia qualquer estadia e passeio turístico. Uma das principais atrações é a cerimônia de passagem de ano, também conhecida como Ball Drop, em que uma bola gigante cai do telhado do One Times Square à meia-noite, marcando o início do novo ano. Além disso, fogos de artifício são lançados do Central Park e da Estátua da Liberdade, para acompanhar a celebração. É importante observar que, para entrar nos Estados Unidos, é preciso estar vacinado, com Pfizer/BioNTech, AstraZeneca, Johnson & Johnson, Moderna, Sinopharm ou Sinovac-CoronaVac, e apresentar o comprovante de vacinação, pelo menos duas semanas após a aplicação da segunda dose de qualquer uma dessas vacinas aprovadas pela OMS.


Salinas (Equador): localizada a duas horas de Guayaquil, Salinas se caracteriza por organizar festas de final de ano que destacam duas práticas tradicionais do Equador. A primeira é colocar uma nota dentro do sapato no dia 31 e deixar lá durante o dia e a noite. Assim, na manhã seguinte, deve ser colocada na bolsa ou carteira, onde ficará todo o ano. Dessa forma, acredita-se que haverá captação de riquezas nos próximos 365 dias. A segunda tradição consiste em montar uma boneca de 10 metros de altura e, depois, queimá-la, com lenha, fogos de artifício e roupas velhas, para dispensar os maus momentos e receber a entrada do novo ano. Essa tradição também é característica de outros países sul-americanos, como Uruguai e Peru. Deve-se levar em consideração que, para entrar no Equador, é obrigatório apresentar a carteira de vacinação contra a covid-19 ou resultado negativo do teste PCR, realizado até 72 horas antes do embarque.


Barcelona (Espanha): desde 31 de dezembro de 2013, o final do ano em Barcelona é oficialmente comemorado ao lado da Fonte de Montjuïc. As celebrações começam a partir das 21h30 com um pré-espetáculo, que, junto com outras propostas, permite aos presentes esquecer o frio e desfrutar dos minutos que antecedem o ano-novo. Às 23h45, um show de artes cênicas e fogos de artifício ganha destaque, para dar lugar à tradição dos 12 sinos, em que se comem 12 uvas, para dar as boas-vindas ao novo ano. Embora ainda não haja uma confirmação oficial de quais serão as atividades para este ano, sem dúvida, essa deve ser uma parada obrigatória nos destinos para as festas de final de ano. Para entrar na Espanha, o passageiro deve ter assistência em viagem, ter um comprovante de vacinação impresso ou digital, além de preencher um formulário de controle de saúde e formulário eletrônico antes da partida. Assim que o formulário for preenchido, o viajante recebe um código QR, que deverá ser apresentado na chegada.


Cancún (México): em Cancún, e em grande parte do México, de 16 a 24 de dezembro, os moradores desfrutam das posadas, tradição religiosa em que os habitantes peregrinam à luz de velas e cantam canções populares até chegar à residência onde passarão o resto da festa. Eles também quebram uma pinhata, como indica a tradição do Natal. No ano-novo, as pessoas costumam se encontrar nas praias com festas temáticas e se despedem do ano com um show de fogos de artifício. Então, é comum ver pessoas aguardando os primeiros raios de sol no dia 1º de janeiro, para se carregar de energia positiva e fazer seus votos para o ano que começa. Embora o México não tenha imposto restrições de entrada no contexto da contingência atual, um questionário para a identificação de fatores de risco para viajantes deve ser preenchido.

“Dezembro é uma data marcante do ano, quando milhares de pessoas aproveitam para viajar, seja para voltar para casa, seja para se reencontrar com seus familiares e se reconectar com seus entes queridos, ou até para se despedir do ano em um lugar completamente novo. Seja qual for o motivo, na Assist Card pensamos no bem-estar dos nossos clientes para que, durante as férias, possam desfrutar da proteção da sua saúde e dos outros. Portanto, todos os nossos serviços incluem assistência médica para a covid-19, até o limite máximo de produtos, e estão alinhados com os requisitos de seguro-saúde e viagem que os governos exigem para o turista estrangeiro. Além disso, temos descontos em testes PCR em mais de cem laboratórios em todo o mundo, para facilitar a experiência dos nossos clientes e permitir que viajem mais relaxados”, explica Alexandre Camargo, country manager da Assist Card no Brasil.


As festas de fim de ano são a desculpa perfeita para comemorar as viagens com a família ou os amigos. Nesse sentido, e em um contexto de incerteza, devido ao surgimento de novas variantes do coronavírus, é aconselhável se informar e respeitar as disposições apresentadas pelos governos do destino a visitar, pois podem variar conforme a situação local. Além disso, é importante conferir com antecedência o clima, a cultura e a gastronomia do local, para escolher a opção que mais se adapte a seu gosto e, com isso, garantir um 2022 da melhor forma.


Por Agência Brasil

bottom of page