top of page
  • Foto do escritorMorgana Sauka

Refúgio Natural em Ponta Grossa

Confira a crônica da semana de Morgana Sauka em "Caminhos Culturais"

O primeiro "Caminhos Culturais" de Morgana Sauka é no "Refúgio das Curucacas". Foto: Morgana Sauka

Feriado da Proclamação da República: escutei o respectivo Hino de um vídeo salvo na galeria do celular, não um vídeo qualquer, um vídeo gravado em um espetáculo do Fenata (Festival Nacional do Teatro-UEPG). Neste ano de 2023 a palhaçaria abriu mentes e o vídeo em questão era de um palhaço, musicado pelo Hino da Proclamação: “Liberdade, Liberdade, Abre as asas sobre nós, Das lutas na tempestade, Dá que ouçamos tua voz”.


Essa passagem ouvida repetidamente na mente aberta, só teve um imperativo: Aja! E em resposta a esse diálogo interno abri as asas da liberdade e enfrentei a tempestade: vou acampar nesse feriado!


Veio em bloco as respostas das perguntas ainda nem feitas, onde ir? com quem? quando? o que levar?


As respostas: Refúgio das Curucacas em Ponta Grossa! Comigo mesma! Agora! Levar apenas o essencial!


Reserva feita online, no caminho de 20 km da UEPG - Campus até chegar no destino das Furnas do Passo do Pupo, a Princesa dos Campos Gerais foi a real parceira de viagem, me silenciando enquanto o vento nas janelas abertas falava e eu a ele não mais jogava palavras.

Atentamente, no Refúgio, recebi todas as informações imprescindíveis para estar em segurança e apta a enfrentar as eventuais tempestades da Liberdade e então foi só curtir a paisagem.


E que paisagem! Furnas, trilhas, árvores, flores, céu próximo, passos ao som dos pássaros, encontro de rios, pôr do sol… Calo-me.

Cada um que ouça as próprias quando lá estiver, relembro o imperativo estóico: “Não crescemos só de sentarmos num jardim florido, mas quando trilhamos um caminho de cultivo das próprias flores”.


Não existem palavras para expressar a Liberdade de cultivar as próprias flores em terrenos férteis, seja passear por algumas horas ou pernoitar, porém são inúmeras as elencadas para as tempestades: medos, traumas, preguiça, desculpas…


Se há um preço a ser pago para ser livre, o do feriado tá pago, postado e altamente recomendado!


Serviço:

Local: Refúgio das Curucacas

Endereço: Estr. Pery Pereira Costa - Itaiacoca, Ponta Grossa - PR

Informações: Através deste LINK


Por Morgana Sauka

Comentarios


bottom of page