top of page
  • Foto do escritorRedação

Quilombolas de Arapoti guiam visitação na Fazenda Boa Vista

Os integrantes contaram a história vivenciada pelos seus ancestrais, retratando o trabalho forçado, e ressaltaram a importância de conservar a cultura passada de geração em geração

Quilombolas de Arapoti guiam visitação ao conjunto arquitetônico da Fazenda Boa Vista. Foto: Divulgação

Os quilombolas Família Xavier guiaram uma visitação especial ao conjunto arquitetônico da Fazenda Boa Vista - Patrimônio Histórico e Cultural de Arapoti, organizada pela Secretaria de Assistência Social na última sexta (25). Os integrantes contaram a história vivenciada pelos seus ancestrais, retratando o trabalho forçado, e ressaltaram a importância de conservar a cultura passada de geração em geração.


Entre os visitantes estavam o Prefeito Municipal, Irani Barros, o Presidente da Câmara, Luciano Vavá, o vereador Maicon Pot e o ex-prefeito Emiliano Kluppel. Também puderam conhecer um pouco da história funcionários das agências Sicredi, incluindo o Presidente da regional Novos Horizontes, Luciano Kluppel, os ex-vereadores Fátima Rosa, Clara dos Santos e Valdir Rosa, e o grupo de convivência e fortalecimento de vínculo da pessoa idosa do CRAS Central.


História - A propriedade que no passado foi uma das maiores da região a utilizar mão-de-obra de escravos negros, hoje mantém réplica fiel da Casa Grande, além da capela e cemitério totalmente restaurados.


Atualmente a Fazenda Boa Vista é particular e pertence à empresa Morro Chato Agropecuária Ltda. Por meio de um termo de ajustamento de conduta assinado em outubro de 2018 com o Ministério Público, a empresa restaurou por completo a Casa Grande, a Capela e o Cemitério que compõem a arquitetura da Fazenda, somando um investimento de mais de R$ 2,5 milhões.


Serviço - A antiga casa sede da Fazenda Boa Vista e o cemitério estão localizados a aproximadamente 32 Km da sede do município. O acesso ao local é feito pela Rodovia Governador Vacilio Boiko – PR-239 (Sentido Sudoeste). O local está aberto à visitações de quinta a domingo, das 8h às 17 horas.


Da Assessoria

bottom of page