top of page
  • Foto do escritorRedação

Projeto Música para Todos abre Semana da Criança e do Adolescente

Atualizado: 13 de out. de 2023

As apresentações contaram com o uso de instrumentos como bateria, pandeiro, violão, baixo, teclado, triângulo e caixa

Projeto Música para Todos abre Semana da Criança e do Adolescente. Foto: Divulgação

Crianças e adolescentes do projeto Música para Todos se apresentaram no Centro da Música, na tarde desta terça-feira (10). O evento gratuito marcou o início da Semana da Criança e do Adolescente no Judiciário, promovida pela Vara da Infância e Juventude de Ponta Grossa. Foram 5 apresentações musicais, com sucessos nacionais e internacionais de rock, bossa nova e r&b, como Iza e Imagine Dragons. As apresentações contaram com o uso de instrumentos como bateria, pandeiro, violão, baixo, teclado, triângulo e caixa.


Projeto Música para Todos

O projeto Música para Todos é ativo desde 2016 e já recebeu centenas de crianças e adolescentes. Atualmente, a iniciativa é composta por cerca de 60 alunos em situação de vulnerabilidade social, socioeducação ou sob medida protetiva. Oito aulas são realizadas semanalmente nos períodos da manhã e tarde, com a orientação dos professores Ricardo Corrêa e Juliano Amaral. Os jovens fazem parte das entidades Francisclara Resgate da Criança e da Família, Ministério Melhor Viver, Instituto João XXIII e APAM (Associação de Promoção à Menina).


Claudia Fernandes é coordenadora da Francisclara. Ela opina que o projeto Música para Todos oferece visibilidade e novas oportunidades para o futuro dos jovens. “Eles passam a ter ciência do que é lidar com a arte e com a música. Interagem com a linguagem corporal, educacional e de respeito, que levam para o futuro”, conta. E completa: “Um menino, que não está mais com a gente, se inseriu tanto na música que decidiu seguir na área por participar do projeto”.


Leandro José Freitas coordena a Comunidade Terapêutica Melhor Viver. Na visão dele, o Música para Todos atua no tratamento contra a dependência química. “O projeto tem dado muita vida aos adolescentes. Dois jovens decidiram seguir em frente mesmo após o tratamento conosco, tocando violão e teclado”, conta. Cerca de 50 jovens da comunidade já participaram do projeto musical.


O coordenador conta que a melhora dos jovens a partir das práticas musicais incentiva a continuidade da iniciativa. “A música é algo muito importante para eles. Auxilia muito na recuperação dos adolescentes e queremos seguir com o projeto até o fim, pois tem dado muito resultado”, relata.


William Ferreira acompanha o projeto Música para Todos há quase três anos na APAM. Ele ressalta a importância da música na vida das jovens. “É a arte mais simplória e a mais pura, pois dedica-se tempo e força de vontade. É muito importante”, defende. Para William, a disciplina é fundamental para ingressar na música. “Se a pessoa cultiva esse hábito, ela consegue aprender um instrumento e até mesmo aprimorar o canto”, relata.


O projeto Música para Todos é aprovado pelo PROMIFIC – Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura, gerido pela Secretaria Municipal de Cultura. O projeto tem o patrocínio da empresa Belgotex do Brasil, através da destinação de IPTU.


Para Bruna Pedroso, analista de comunicação da Belgotex, que acompanhou a apresentação, ao levar a música para vida das crianças e adolescentes, o projeto promove transformação. “Mesmo que nem todos sigam pelo caminho da música, sabemos que o projeto tem um impacto positivo na vida das pessoas que passam por ele”, declara.


A juíza da Vara da Infância e Juventude, Noeli Salete Tavares Reback parabenizou todos os envolvidos na realização do projeto e destacou que as apresentações fazem parte do processo de aprendizagem e de integração dos alunos. “Uma apresentação como a que vimos hoje acontece a partir de muitas horas de estudo, de ensaios e de dedicação. Mas, chegar aqui na frente faz também o coração bater mais alto, enchendo todos de emoção”, assinala.

Fotos: Divulgação


Da Assessoria

Comments


bottom of page