top of page

Projeto leva teatro gratuito a comunidades de Ponta Grossa e encerra julho com apresentação na Emiliano Zapata

  • Foto do escritor: culturacaopg
    culturacaopg
  • 17 de jul.
  • 2 min de leitura
Foto: Jonas Bolta| Divulgação
Foto: Jonas Bolta| Divulgação

No próximo sábado (19), às 15h, o projeto Dia de Arte para Todos chega à Comunidade Emiliano Zapata, em Ponta Grossa, com a peça infantil “Aí! Sumiram os brinquedos”. O espetáculo encerra o primeiro ciclo de apresentações do projeto, que seguirá em circulação até outubro, levando teatro gratuito a diferentes bairros e regiões rurais da cidade.


Com linguagem circense e temática educativa, a peça resgata brincadeiras tradicionais como pião de corda, cantigas de roda, ioiô, peteca e elástico, e apresenta uma narrativa divertida com os personagens Lobato e Carmélia. Ao longo da trama, os dois amigos embarcam em uma viagem repleta de descobertas e aprendizados.


A peça traz à tona a importância do cuidado com estranhos e da confiança em adultos responsáveis.“Vemos que tem alguém pensando na nossa comunidade”, afirma Magali Batista da Cruz, presidente da Associação Quilombola Santa Cruz, ao comentar a importância da iniciativa para as crianças da região.


A ação, que percorre espaços muitas vezes fora do circuito tradicional da cultura, já passou por cinco locais diferentes em julho, incluindo a Aproaut, a Apae, a Ocupação Urbana Ericson J. Duarte, e as Comunidades Quilombolas Santa Cruz e Sútil, onde o espetáculo “Entre o sol e a lua” foi apresentado.


Segundo Neivair de Jesus Gonçalves, presidente da Associação Quilombola Sútil, a peça oferece mais do que entretenimento: “o direcionamento da peça teatral, além de adequada à idade do público, traz para as crianças um senso de decisão e atitude em momentos que devem agir com cautela”.


Na Ocupação Ericson J. Duarte, o impacto da apresentação foi sentido de maneira ainda mais profunda. A dirigente local, Renata Ozorio Iurk Dinguelesk, que também é professora, destaca a transformação que o acesso à cultura pode provocar:“Muitas crianças aqui talvez nunca tenham assistido a uma peça de teatro, por exemplo, e tiveram a oportunidade de assistir na própria comunidade”.


O idealizador do projeto, David Dias, destaca a ampliação da proposta nesta edição, alcançando novos públicos e territórios:“Quando levamos o teatro para diferentes regiões da cidade, especialmente para áreas que muitas vezes não têm acesso a atividades culturais regulares, ajudamos a descentralizar a cultura”, diz.


Com produção da ABC Projetos Culturais e criação do Grupo Dia de Arte, o projeto tem apresentações programadas até outubro em instituições como o Colégio Santa Maria, Escola Municipal Armida Frare Graci, Escola Guitil Federmann e a Associação dos Deficientes Físicos de Ponta Grossa (ADFPG).


A iniciativa é viabilizada com apoio da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná e recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, do Ministério da Cultura.

Comentários


  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page