top of page

Projeto Hécate amplia o acesso à literatura com versão em áudio de críticas e resenhas

  • Foto do escritor: culturacaopg
    culturacaopg
  • há 9 horas
  • 2 min de leitura
Na foto, Thamyres Gomes dos Santos, que trabalha no projeto como audiodescritora e é leitora, escritora e atriz| Divulgação
Na foto, Thamyres Gomes dos Santos, que trabalha no projeto como audiodescritora e é leitora, escritora e atriz| Divulgação

A produção literária do Paraná ganha novas formas de circulação e acessibilidade por meio do Hécate Literatura, iniciativa que divulga semanalmente obras e autores do Estado com uma proposta inclusiva. Além de textos críticos, entrevistas e resenhas, o projeto disponibiliza todas as publicações em formato de áudio, interpretadas pela audiodescritora Thamyres Gomes dos Santos, garantindo acesso ao conteúdo também para leitores com deficiência visual.


Atriz e especialista em Comunicação, Marketing e Audiodescrição, Thamyres é a responsável por transformar os textos em narrativas sonoras. Para ela, a experiência amplia o alcance da literatura e cria novas formas de interação com os livros e seus autores. “Participar deste projeto tem sido incrivelmente gratificante. A cada novo texto, me entrego às histórias para fazer a leitura em áudio. É uma grande oportunidade de conhecer livros e autores paranaenses e contribuir para que essa literatura alcance mais pessoas”, afirma.


A inclusão, segundo a audiodescritora, não é apenas uma ferramenta técnica, mas um caminho para fortalecer o vínculo entre cultura e cidadania. “Divulgar a literatura paranaense também significa fortalecer nossa memória cultural. Fazer isso em formato acessível amplia o impacto social do projeto e garante que esses conteúdos cheguem a todos”, explica.


A coordenadora do Hécate, Jessica Allana Grossi, reforça que a acessibilidade não é vista como complemento, mas como pilar central. “O projeto só faz sentido se puder ser usufruído por diferentes públicos. A versão em áudio garante que leitores com deficiência visual também participem desse movimento de conhecer, valorizar e redescobrir escritores do nosso Estado”, destaca.


Com mais de 60 conteúdos previstos, o Hécate Literatura segue ampliando o diálogo entre leitores, ouvintes e escritores, fortalecendo a difusão da literatura paranaense e promovendo uma experiência cultural plural e inclusiva.


O projeto é desenvolvido pela Agência Hécate - Comunicação e Produção Cultural, sediada em Ponta Grossa, e está disponível gratuitamente na internet. Além do site oficial, o público pode acompanhar novidades, lançamentos e autores pelas redes sociais.


Realização: Lei Aldir Blanc, Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, Ministério da Cultura e Governo Federal


Com informações: Assessoria

Comentários


  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page