top of page

Projeto “Dia de Arte para Todos” inicia nova etapa com apresentações em outubro

  • Foto do escritor: culturacaopg
    culturacaopg
  • há 3 horas
  • 2 min de leitura
Foto: Jonas Boita
Foto: Jonas Boita

O Grupo Dia de Arte retoma, no dia 2 de outubro, a agenda de apresentações da segunda edição do projeto Dia de Arte para Todos, uma iniciativa que busca descentralizar o acesso à cultura em Ponta Grossa. A ação é viabilizada pela Secretaria de Estado da Cultura –Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura – Governo Federal.


Gratuito e voltado a diferentes públicos, o projeto leva espetáculos teatrais a instituições, escolas e comunidades rurais e periféricas do município. Na primeira fase, em julho, a programação passou por locais como as comunidades Quilombolas Santa Cruz e Sutil, a Ocupação Urbana Ericson John Duarte, MST Emiliano Zapata, APAE e a Associação de Proteção aos Autistas (APROAUT). Agora, em outubro, estão previstas mais dez apresentações.


A segunda etapa contempla escolas municipais e estaduais, CMEIs e também a Associação dos Deficientes Físicos de Ponta Grossa (ADFPG). Parte da programação será realizada no Espaço Dia de Arte, no bairro Santa Maria, ampliando ainda mais o alcance da iniciativa.


Além de descentralizar a cultura, a proposta também reforça a importância da acessibilidade. As peças contam com equipe especializada em libras e audiodescrição, garantindo a participação de pessoas surdas, cegas ou com baixa visão. “A acessibilidade foi uma prioridade no projeto, com o objetivo de torná-lo verdadeiramente democrático e inclusivo, reforçando o ideal do projeto de que a cultura é um direito de todos”, destaca David Dias, diretor do Grupo Dia de Arte e proponente da iniciativa.


Para David, levar teatro a diferentes territórios é essencial. “A arte tem o poder de conectar pessoas, inspirar mudanças e fortalecer laços comunitários… Garantir que a cultura alcance todos os territórios é um passo importante para construir uma sociedade mais justa, diversa e consciente da riqueza de suas expressões artísticas”, afirma.


Já a diretora Michella França ressalta o impacto do projeto tanto para o público quanto para os artistas envolvidos. “A importância de levar a arte para todas as pessoas é tão grande, não somente para quem assiste, mas também para nós artistas que temos como um princípio levar algo que reflita, discuta e divirta”, explica.


A programação de outubro traz sete espetáculos diferentes, entre eles Entre o sol e a lua, Heróis da Natureza e Uma aventura no mundo dos livros, com sessões entre os dias 2 e 17.


Serviço

Projeto Dia de Arte para Todos 2ª edição

Período: 2 a 17 de outubro de 2025

Espetáculos: “Entre o sol e a lua”, “Aí! Sumiram os brinquedos”, “Heróis da Natureza”, “O que eu deveria ser se não fosse quem eu sou”, “Memórias”, “Uma aventura no mundo dos livros” e “Querem acabar comigo”

Locais: Escolas municipais e estaduais de Ponta Grossa, CMEIs, ADFPG e Espaço Dia de Arte (bairro Santa Maria)

Entrada: Gratuita


Comentários


  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page