top of page
  • Foto do escritorRedação

Projeto Batucando faz apresentação de música de percussão nos Campos Gerais

Crianças e adolescentes mostram o que aprenderam neste ano e estreiam o tema "Batucando" dia 29 de outubro

Projeto Batucando faz apresentação de música de percussão nos Campos Gerais. Foto: Divulgação


A música transforma – essa é a certeza que move o projeto “Batucando”, que reúne cerca de 60 crianças e adolescentes de Ipiranga, no interior do Paraná, desde janeiro deste ano. Além de viajar para cidades próximas como Guamiranga e Ivaí, eles apresentam dia 29 de outubro tudo que aprenderam em sua cidade natal, na Praça Central de Ipiranga, às 19h30, com entrada franca.


Na apresentação, o grupo traz ainda uma novidade: uma composição própria e inédita, chamada “Batucando”. “Queríamos que as crianças tivessem interação social e convivência positiva, para aprender música a partir disso. Ou seja, a música é o fio condutor, e não o fim em si mesma”, explica o professor de percussão e um dos idealizadores do projeto, Cássio Viante, que também dá aulas de piano no conservatório de música de Ponta Grossa.


A proposta foi selecionar alunos atendidos pelo Centro de Referência da Assistência Social, alguns moradores da zona rural, e ensinar os fundamentos de instrumentos de percussão. No percurso, trazer conceitos de autonomia, responsabilidade e do valor da educação para toda a vida.


“Aos poucos fomos construindo um clima de respeito com o grupo, por meio do desenvolvimento das habilidades musicais, que eles têm de sobra, mas também era nosso objetivo desenvolver a socialização”.


Repertório ritmado

A ideia do projeto Batucando era usar ritmos de samba, e os instrumentos foram escolhidos com foco nesse estilo: caixa, repinique, surdo, agogô, tamborim e chocalho. “Mas mudamos a escolha das obras para abarcar os estilos preferidos pelo nosso público”, explica o maestro. Para animar as crianças, entrou o pop rock internacional, com direito a Michael Jackson e White Stripes. E para contentar a plateia de pais e avós, entraram ritmos nacionais como o baião do Nordeste e a música tradicional gaúcha – “Asa Branca” e “Do fundo da grota” são alguns dos sucessos que se destacam.


Em meio a muito som, após nove meses de aulas o grupo está fortalecido. “Eles próprios criaram combinados no início do projeto e se animaram com a possibilidade de ter tanta autonomia”, comemora Cássio.


Serviço

“Batucando”

Apresentação da orquestra de percussão

Praça Central – Ipiranga (PR)

Dia 29 de outubro, às 19h30

Entrada franca

Produção: BPC Produções

Apoio: Havan

Apoio Cultural: Secretaria Municipal de Assistência Social de Ipiranga e Prefeitura Municipal de Ipiranga


Projeto aprovado no Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura | Profice da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura | Governo do Estado do Paraná.


Da Assessoria

bottom of page