“Global Risk Journalism Hub” (Centro de Jornalismo de Risco Global), é uma iniciativa de pesquisa da Universidade de Melborune, na Austrália, reúne professores e pesquisadores de 65 instituições de ensino
Desde agosto de 2021 o jornalista e professor da UniSecal Rafael Kondlatsch participa de um consórcio de pesquisa internacional altamente prestigiado no mundo todo. O “Global Risk Journalism Hub” (em tradução livre, Centro de Jornalismo de Risco Global), que é uma iniciativa de pesquisa da Universidade de Melborune, na Austrália, reúne professores e pesquisadores de 65 instituições de ensino, situadas em mais de 30 países nos cinco continentes, tendo como objetivo principal explorar questões comuns para o jornalismo em tempos de crise no campo jornalístico.
Mestre e doutor em comunicação, Rafael atua ao lado de grandes nomes da área, nacionais e estrangeiros, conduzindo uma pesquisa que atualmente tem como foco estudar as consequências da pandemia de Coronavírus no trabalho de jornalistas ao redor do mundo. “No momento estamos investigando como a pandemia afetou o trabalho e a produção de notícias no mundo. A ideia é reunir dados por meio de entrevistas com jornalistas de diferentes veículos, funções e regiões para comparar as realidades tanto local como globalmente” comenta o professor.
O pesquisador foi especialmente convidado para participar do projeto pela professora Dra. Paula Melani Rocha, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), devido ao fato de que o volume de profissionais que serão entrevistados no Brasil é muito grande. Segundo ele, ter um professor envolvido em pesquisas de nível mundial é algo de extrema importância para uma instituição de ensino superior. “O Brasil é um país que precisa crescer muito em pesquisa internacional, somos muito pobres nesse sentido ainda, principalmente em algumas áreas” reforça o comunicador.
Para os alunos interessados em entrar no campo da pesquisa acadêmica, Rafael deixa alguns conselhos: “Estudem, aprendam inglês em nível de proficiência e não esperem que seja fácil. Nunca é. Pesquisar no Brasil é uma tarefa de resiliência e luta, porque não há apoio. Mas vale a pena quando você vê os resultados. Eu adoro”.
A UniSecal parabeniza e sente muito orgulho desta e de todas as outras conquistas do professor Rafael Kondlatsch, bem como de todos os professores que lutam para tornar esta instituição cada vez melhor para todos os acadêmicos que a frequentam.
Para mais informações sobre o Global Risk Journalism Hub basta clicar no link a seguir: https://www.globalriskjournalismhub.com/
Da Assessoria
Comments