top of page
  • Foto do escritorRedação

Proex-UEPG recebe acervo com mais de duzentos filmes

A coleção será utilizada em exibições temáticas e eventos voltados ao cinema, que ocorrerão na Proex ao longo do ano

A entrega dos filmes ocorreu devido à reestruturação no acervo do Sesc, que não comportava as obras e encontrou na Proex um local adequado para preservar e exibir os filmes. Foto: Gabriel Miguel

A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) recebeu uma doação de cerca de duzentos filmes, em formato DVD, do Serviço Social do Comércio do Paraná (Sesc), em março (21). A coleção, composta por obras clássicas e filmes nacionais, será incorporada ao acervo da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Culturais (Proex) e exibida no projeto Memorial dos Cinemas de Ponta Grossa, coordenado pela Diretoria de Assuntos Culturais da UEPG (DAC).


A entrega dos filmes ocorreu devido à reestruturação no acervo do Sesc, que não comportava as obras e encontrou na Proex um local adequado para preservar e exibir os filmes, como informa o diretor de assuntos culturais da UEPG, professor Nelson Silva. Ele celebra a doação e afirma que é uma forma de reconhecimento para a Universidade pelo seu acervo artístico e por seu papel na divulgação de obras cinematográficas. “A Proex concentra diferentes formas de arte. É fundamental uma instituição como a nossa ter um acervo como esse, com tantas obras importantes para a história do cinema, sobretudo o cinema brasileiro”. A coleção será utilizada em exibições temáticas e eventos voltados ao cinema, que ocorrerão na Proex ao longo do ano.


A Proex, em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informática (NTI), está desenvolvendo um catálogo on-line para o página da Pró-Reitoria, com todos os filmes do acervo. O repositório terá os DVDs para empréstimo, de forma similar a uma biblioteca. A expectativa é que a plataforma de empréstimos entre em funcionamento ainda e abril.


Da Assessoria

bottom of page