top of page
  • Foto do escritorRedação

Primeiro edital com recursos da Lei Paulo Gustavo vai a consulta pública

Os projetos devem estar inseridos em áreas como videoclipes, curtas-metragens, obras seriadas de ficção ou animação, longas-metragens, obras documentais e desenvolvimento de roteiro

Primeiro edital com recursos da Lei Paulo Gustavo vai a consulta pública. Foto: Reprodução

A Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) coloca a partir desta terça-feira (1°) o Edital Audiovisual - Produção e Roteiro para consulta pública, por meio do sistema SIC.Cultura. Trata-se do primeiro edital do Governo do Estado com recursos da Lei Paulo Gustavo. A consulta pública segue até as 18h do sábado (5).


Para participar, o interessado deve acessar www.sic.cultura.pr.gov.br, clicar em Consulta Pública, preencher um cadastro e enviar sua sugestão. Não é preciso ter login e senha no sistema para registrar sua contribuição.


“A consulta pública é a continuidade das oitivas que temos feito para estabelecer nossas políticas públicas, especialmente neste momento em que trabalhamos com a nova lei. Os editais já vão nascer com um esboço que contou com sugestões da classe artístico-cultural”, afirma André Avelino, diretor de Apoio, Fomento e Incentivo à Cultura da SEEC.


No dia 2 (quarta-feira), às 16 horas, no canal Cultura Paraná no YouTube, um Ciclo de Diálogo aberto a todos – dirigentes culturais, produtores e representantes da sociedade civil – apresentará os principais pontos do edital e a metodologia da consulta.


“A participação da classe artístico-cultural é muito importante para que o edital tenha êxito do início ao fim, ou seja, que consiga abranger o máximo de participantes possível. Nossa missão é a distribuição dos recursos, a descentralização e o fomento às economias de cada região do Paraná através da produção cultural”, ressalta a secretária de Estado da Cultura Luciana Casagrande Pereira Ferreira.


O Edital Audiovisual - Produção e Roteiro corresponde ao Inciso 01 do Artigo 6º da Lei Paulo Gustavo, voltado exclusivamente ao Audiovisual. Este será o maior edital da LPG lançado pela SEEC, no valor total de R$ 47.622,291,06. Os projetos devem estar inseridos em áreas como videoclipes, curtas-metragens, obras seriadas de ficção ou animação, longas-metragens, obras documentais e desenvolvimento de roteiro.


O edital é dirigido a coletivos, pessoas físicas e jurídicas sediados ou domiciliados no Paraná por, no mínimo, seis meses. Entre os critérios de participação está a ampliação do acesso a minorias: 20% das inscrições são reservadas a proponentes afrodescendentes e 10% a proponentes indígenas, além de indutores de nota para grupos vulneráveis.

Foto: Divulgação

Por: AEN

Comments


bottom of page