top of page
  • Foto do escritorHurlan Jesus

Professor de Carambeí tem haicais selecionados para o Haicai-Brasil

Quatro Haicais de Tiago da Silva serão destaque na coleção Micromínimus da Pangeia Editorial

Professor e artista de Carambeí, Tiago da Silva, tem haicais selecionados para coletânea 'Haicai-Brasil'. Foto: Divulgação

Tiago da Silva, destacado professor de Arte, artista plástico, músico e poeta haicalista residente de Carambeí, está celebrando mais uma conquista literária. Quatro de seus Haicais foram escolhidos para integrar a coletânea "Haicai-Brasil", um livro que reúne trabalhos selecionados de escritores brasileiros que acompanharam essa forma poética japonesa. A Pangeia Editorial promoveu uma chamada pública que atraiu talentos literários de todo o país, gerados na coletânea que será publicada sob o selo Edições Dionysius na coleção Micromínimo.


O Haicai, uma forma poética de origem japonesa, é conhecido por sua estrutura fixa de três versos. Tiago da Silva demonstra maestria ao criar poesia condensada e repleta de significado, seguindo o padrão de cinco sílabas no primeiro e terceiro versos, e sete sílabas no segundo. É notável o vínculo que o Paraná mantém com essa forma literária, tendo figuras proeminentes como Paulo Leminski e Helena Kolody como seus expoentes.


Tiago da Silva, além de professor de arte, é um autor prolífico. Seus trabalhos já encontraram espaço em outras três publicações distintas: "Sarau Brasil 2022: Seleção de Poesias Brasileiras" da Editora Vivara, "Haikais e Tankans" da Editora Persona, e "Coletânea de Poetas Brasileiros 2023: Volume II" também da Editora Persona. Entre suas criações notáveis ​​estão a poesia "EducaDor" e os Haicais "A Piada", "Altares Virtuais", "Todos os Nós", "Bernardo" (um comovente Haicai para seu filho) e "Prosseguir".


Não apenas um talentoso poeta, Tiago da Silva é formado em Artes Visuais pela UEPG e possui uma Pós-graduação em Arte e Educação pela Univale. Há mais de uma década, ele desempenha o papel de Professor de Arte concursado na rede estadual de ensino, especificamente no Colégio Estadual Júlia Wanderley em Carambeí. Além disso, compartilha seus conhecimentos como professor de desenho, pintura e música na My Dance Ballet School. Seu compromisso com a promoção da cultura é evidente ao integrar o Conselho Municipal de Cultura de Carambeí no Segmento de Literatura.


Nos próximos dias, Tiago da Silva irá receber seus seguidores no Instagram, onde declamará seus haicais cuidadosamente selecionados. É uma oportunidade imperdível para vivenciar a rica simplicidade e profundidade emocional dessas pequenas obras de arte.


Em um mundo cada vez mais acelerado, onde a comunicação se torna concisa, os haicais de Tiago da Silva encapsulam emoções, reflexões e paisagens com notável eficácia, deixando uma marca duradoura no cenário literário brasileiro.

Professor e artista de Carambeí, Tiago da Silva, tem haicais selecionados para coletânea 'Haicai-Brasil'. Foto: Divulgação





1 comentário


TIAGO DA SILVA
TIAGO DA SILVA
22 de ago. de 2023

Super feliz, obrigado pela oportunidade.

Curtir
bottom of page