• Redação

PG promove Cinedebate nesta sexta-feira

De acordo com o departamento de Saúde Mental da Fundação Municipal de Saúde, o objetivo da ação é fomentar a discussão sobre a importância da luta antimanicomial

O evento é gratuito e acontece nesta sexta-feira (20) no auditório da Unicesumar a partir das 08h30. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Ponta Grossa, em parceria com a Unicesumar, promove a primeira edição do Cinedebate. O evento é gratuito e acontece nesta sexta-feira (20) no auditório da Unicesumar a partir das 08h30.


De acordo com o departamento de Saúde Mental da Fundação Municipal de Saúde, o objetivo da ação é fomentar a discussão sobre a importância da luta antimanicomial, celebrada no dia 18 de maio, além de debater as mudanças no cenário da atenção psicossocial, incluindo as novas legislações e novas práticas em saúde mental.


As discussões serão feitas a partir da exibição do filme Nise: O Coração da Loucura, que aborda a história da psiquiatra Nise da Silveira, uma das pioneiras do uso da arte no tratamento de pacientes com esquizofrenia. O debate contará com diversos profissionais.

Os interessados podem realizar a inscrição através do link https://bit.ly/3LApuPv.


Economia Solidária

Além do debate, o evento também contará com uma feira de Economia Solidária com diversos expositores e sorteio de brindes. A iniciativa conta com o apoio da IESol/UEPG.


Luta Antimanicomial

O Dia Nacional da Luta Antimanicomial é celebrado em 18 de maio. Organizado por diversos movimentos sociais, grupos, coletivos e entidades, o dia é de celebração e de luta, em espaços públicos, serviços de saúde mental e universidades. A data marca as mobilizações em torno do fechamento de manicômios e a formalização de novas legislações, a implantação da rede de saúde mental e atenção psicossocial e da instauração de novas práticas em um importante movimento de Reforma Psiquiátrica Brasileira, uma referência internacional.

Foto: Divulgação

Da Assessoria