top of page
  • Foto do escritorRedação

PG Projection apresenta obras do artista plástico Marcelo Schimaneski

Nas três noites, das 20h às 22h, serão projetadas obras do pintor na fachada da Igreja Bom Jesus, em Uvaranas

PG Projection apresenta obras do artista plástico Marcelo Schimaneski. Foto: Manuela Roque/UEPG

Entre os dias 10 e 12 (domingo a terça-feira) acontece a edição especial do PG Projection – ‘Marcelo Ponta Grossa Naïf Schimaneski’. Nas três noites, das 20h às 22h, serão projetadas obras do pintor na fachada da Igreja Bom Jesus, em Uvaranas. A promoção é da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura, e faz parte da programação dos 200 anos de Ponta Grossa.


O pintor ponta-grossense Marcelo Schimaneski sofreu um acidente automobilístico no final da década de 1980. Foi a partir de então que começou a pintar, como parte de fisioterapia que o ajudou a recuperar movimentos dos braços e mãos. Aos poucos foi aprimorando sua técnica e o seu talento começou a transparecer. As telas do artista retratam, principalmente, as paisagens e cenas do cotidiano dos Campos Gerais.


Com um estilo próprio, Marcelo Schimaneski ganhou destaque na arte ‘naïf’, termo utilizado no vocabulário artístico como sinônimo de arte ingênua, original e/ou instintiva. Nela, destaca-se o uso de cores brilhantes e alegres, fora dos padrões usuais, a simplificação dos elementos decorativos, o gosto pela descrição minuciosa, visão idealizada da natureza e a presença de elementos do universo onírico. Esses são alguns dos traços considerados típicos dessa modalidade artística. Tais elementos estão presentes na forma como o artista retrata a região. “O título desta edição é ‘Marcelo Ponta Grossa Naïf Schimaneski’ porque ele é a cara da cidade, cria a cidade que todos queremos e por isso na edição especial do mês de setembro, entre tanto desenvolvimento, vamos falar e exaltar também a simplicidade da vida”, destaca a prefeita Elizabeth Schmidt.


Ao longo dos anos, o artista tem se destacado, participando de exposições e sendo premiado no Brasil e no exterior. “Marcelo Schimaneski é reconhecido nacionalmente como um dos mais importantes artistas da atualidade e que leva o nome de Ponta Grossa para vários lugares, por isso esta homenagem é muito merecida”, explica o secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal.

PG Projection

O PG Projection é um projeto que faz projeções de imagens da cidade em prédios históricos. A cada edição é escolhido um local diferente e um tema especial de destaque do município. A programação vai até dezembro, percorrendo diversos pontos de Ponta Grossa.


Foto: Divugação

Da Assessoria


bottom of page