top of page
  • Foto do escritorRedação

‘PG Memória’ 2023 inicia nesta quarta-feira (16) no Lago de Olarias

Atualizado: 14 de ago. de 2023

Com o tema: ‘Álbum de Família’, evento acontece entre os dias 16 e 19, no Lago de Olarias, destacando lembranças afetivas da cidade

Durante quatro dias, diversas atrações relacionadas à história e memória ponta-grossese serão oferecidas gratuitamente ao público. Foto: Divulgação


A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cultura, realiza nesta semana a 5ª edição do ‘PG Memória’, salão do patrimônio cultural do município. O evento começa na quarta-feira, dia 16, e segue até sábado, dia 19. Durante quatro dias, uma programação variada relacionada à história e memória ponta-grossense será oferecida gratuitamente ao público. A promoção faz parte da programação dos 200 anos de Ponta Grossa.


A edição deste ano acontece no parque do Lago de Olarias. A abertura está marcada para às 9 horas da quarta-feira, com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt e do secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal. A programação prossegue, durante os quatro dias, com eventos nos períodos da manhã, tarde e noite.


O tema da edição é ‘Álbum de Família’. Os participantes vão compartilhar histórias e memórias, a partir da temática central, com um olhar afetivo. “São abordagens a partir de um ponto de vista bem afetivo. Não é um evento científico e sim de recortes vividos”, diz o secretário Alberto Portugal.


A estrutura está sendo montada com quatro estandes temáticos, que serão espaços para eventos como palestras e mini cursos, totalmente gratuitos, contados a partir de entidades e pessoas físicas que escolhem abordagens dentro de um grande tema, definido previamente. De acordo com Alberto Portugal, o ‘PG Memória’ é uma “exposição em formato de feira, que tem como objetivo contar a história de Ponta Grossa por quem vive a história de Ponta Grossa.” O secretário de Cultura destaca ainda que esse é o maior evento do patrimônio cultural do Paraná.


Os expositores poderão apresentar ideias relativas a seus grupos, entidades ou associações, ligadas a Ponta Grossa e ao tema central. O pavilhão ‘Memórias Vivas’ terá 34 estandes, com exposições de instituições diversas da cidade. Esses espaços temáticos vão apresentar aspectos históricos de Ponta Grossa; o ‘Pavilhão das Letras’, com cinco estandes, terá exposições de academias, instituições e associações da área literária; ‘Pavilhão da Segurança’ vai expor aspectos relacionados a essa área; ‘Pavilhão Espaço Saberes’ terá palestras e apresentação de estudos de temas variados, como arquitetura, desenvolvimento econômico, literatura, moda, gênero, povos indígenas, entre outros.


Além desses, o ‘PG Memória’ contará com um palco para apresentações artísticas de várias vertentes. Haverá apresentação de bandas e grupos musicais, teatro e manifestações como trovas e versos, entre outros. Além disso, o visitante também poderá apreciar a ‘Feira Sabores das Nações’, promovida pela Secretaria Municipal de Turismo, com comidas típicas de diversas etnias.


Confira abaixo, toda a programação do "PG Memória 2023 - Álbum de Família" (para ampliar, clique na imagem)

Fotos: Divulgação


Da Assessoria

ความคิดเห็น


bottom of page