top of page
Foto do escritorHurlan Jesus

'PG Memória' 2023 celebra a História de Ponta Grossa no Lago de Olarias

Com a participação de mais de cem temas, o 'PG Memória' explorou uma variedade de tópicos relacionados à rica herança cultural da cidade

Foram diversas atrações e apresentações culturais ao longo dos quatro dias de evento. Foto: Divulgação

Encerrando no último sábado (19), a 5ª edição do 'PG Memória' proporcionou aos cidadãos de Ponta Grossa uma viagem afetiva pelo rico passado da cidade. O evento, organizado pela Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cultura, realizou-se no parque do Lago de Olarias, do dia 16 ao dia 19 de agosto. Ao longo de quatro dias, uma série de atividades voltadas para a celebração da história e memória da região cativaram um público diversificado e entusiasmado.


Com a participação de mais de cem temas, o 'PG Memória' explorou uma variedade de tópicos relacionados à rica herança cultural da cidade. A prefeita Elizabeth Schmidt, juntamente com o secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal, inaugurou o evento na manhã de quarta-feira. A programação diária se estendeu por todas as faixas de horário, oferecendo aos participantes a oportunidade de mergulhar nas histórias vivas de Ponta Grossa.


O tema central deste ano, intitulado 'Álbum de Família', trouxe uma perspectiva emocional e afetiva para o evento. Os participantes compartilharam suas memórias e experiências por meio de abordagens pessoais e comoventes. O secretário Alberto Portugal destacou que o evento não tinha a intenção de ser científico, mas sim de resgatar recortes vividos da história local, construindo uma conexão emocional com o passado.


A estrutura do evento foi organizada em quatro estandes temáticos, cada um hospedando uma variedade de palestras e mini cursos gratuitos. Esses estandes representaram diferentes áreas, desde a história de Ponta Grossa até a literatura, segurança e diversos campos de conhecimento. O pavilhão 'Memórias Vivas' abrigou 34 estandes, expondo as ricas histórias de várias instituições da cidade. Além disso, o 'Pavilhão das Letras' focou na área literária, enquanto o 'Pavilhão da Segurança' abordou questões relacionadas a essa esfera crucial. O 'Pavilhão Espaço Saberes' ofereceu palestras e estudos sobre uma ampla gama de temas, incluindo arquitetura, desenvolvimento econômico, literatura, moda, gênero e culturas indígenas, entre outros.


Um dos destaques do evento foi o palco que abrigou apresentações artísticas diversas, desde bandas e grupos musicais até performances teatrais e manifestações culturais, como trovas e versos. Além disso, a 'Feira Sabores das Nações', organizada pela Secretaria Municipal de Turismo, proporcionou aos visitantes uma deliciosa jornada gastronômica pelas culinárias típicas de várias etnias.


Nos quatro dias de evento, diversas pessoas passearam pelos stands e pavilhões, imersas nas histórias e experiências compartilhadas pela comunidade. O 'PG Memória' se firmou como um evento de destaque no calendário cultural da região, celebrando a rica herança de Ponta Grossa de uma maneira que uniu gerações e reforçou os laços com o passado.


Com a quinta edição bem-sucedida do 'PG Memória', a cidade de Ponta Grossa reafirmou seu compromisso com a preservação e celebração de suas raízes culturais, proporcionando aos cidadãos uma oportunidade inestimável de se conectarem com sua história coletiva. As diversas fotos e registros do evento podem ser encontrados no site da Secretaria Municipal de Cultura, através deste LINK.

Comments


bottom of page