top of page

Personagem infantil ponta-grossense vira desenho animado com estreia no CinePG

  • Foto do escritor: culturacaopg
    culturacaopg
  • 25 de ago.
  • 2 min de leitura
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

O público poderá conferir nesta quinta-feira (28) a estreia do curta-metragem “Chiquinho D’Alembebe em: A verdade sobre Vila Velha”, inspirado no personagem criado pela escritora ponta-grossense Marivete Souta. A exibição, gratuita e aberta ao público, acontece no Cine PG (Centro de Cultura), na Rua Dr. Colares, 436, às 19h.


A produção, desenvolvida pelas editoras locais Arte Telúrica e ABC Projetos Culturais, marca a primeira incursão do personagem para o formato audiovisual. A obra conta ainda com recursos de acessibilidade, como audiodescrição, Libras e legendas ocultas pelo aplicativo MLoad, ampliando o alcance para pessoas com deficiência visual e auditiva.


Com presença marcante na literatura infantil paranaense, Chiquinho D’Alembebe é protagonista de 14 livros já distribuídos em mais de 30 mil exemplares, circulando por escolas e lares de todo o estado. Nos livros, ele é um garoto de 8 anos, negro, morador de Itaiacoca, distrito rural de Ponta Grossa, que vive aventuras permeadas pela cultura e memórias da região. Ao longo de 16 anos, o personagem também ganhou vida em apresentações de teatro de fantoches, feiras literárias e eventos culturais.


Para a autora Marivete Souta, ver o personagem nas telas amplia seu alcance e reforça seu significado. “A identidade de um menino com raízes no campo e construída com as histórias da região e da cultura, conexão com o meio ambiente e sua preocupação com a preservação fez com que ele tivesse esse potencial para ir além e chegar às telas”, afirma. Ela acrescenta: “Chiquinho tem essa capacidade de interagir com as pessoas com seu jeito de ver a vida e valorizar as suas raízes, quero ver isso também com a produção”.


Alessandra Bucholdz, da Editora ABC Projetos, que coordenou as 14 obras da coleção, assina agora o roteiro e a Direção de Produção do curta. “O Chiquinho, assim como nós, foi amadurecendo ao longo desses últimos 16 anos de trabalho. Ao transformar suas histórias nesse primeiro desenho animado damos início a uma nova fase de produções”, celebra. Sobre a trama, ela antecipa: “Quem achava que sabia tudo sobre a lenda vai se surpreender com as novas revelações de Chiquinho. E, quem não conhece, terá a oportunidade de se aventurar no nosso rico folclore regional”.


A animação, com cerca de oito minutos, foi produzida pelo Studio Laqua, responsável pela direção, cenários e redesign dos personagens para o formato audiovisual. O projeto é uma adaptação do livro “Chiquinho visita Vila Velha – a Cidade de Pedra” e foi viabilizado por meio da Lei Paulo Gustavo, com recursos da Secretaria Municipal de Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal.


Durante a sessão de lançamento, o público poderá participar de uma roda de conversa com a equipe do estúdio, produtores e a autora, explorando os bastidores e o processo criativo da obra.


Serviço

Estreia do curta-metragem “Chiquinho D’Alembebe em: A verdade sobre Vila Velha”

Data: Quinta-feira, 28 de agosto

Horário: 19h

Local: Cine PG (Centro de Cultura) – Rua Dr. Colares, 436, Ponta Grossa

Entrada: Gratuita

Acessibilidade: Audiodescrição, Libras e legendas ocultas (via aplicativo MLoad)

Atividade extra: Roda de conversa com equipe de produção, estúdio e autora após a exibição


Com informações: Assessoria

Comentários


  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page