top of page
  • Foto do escritorRedação

Pegaí disponibiliza “A Menina que adora perguntar”

Escritor paulista Raul Marques retorna às estantes do Pegaí com livro infantil inspirado nos questionamentos de sua filha

A história, que foi inspirada na filha do autor, retrata o perfil curioso e questionador da personagem Bela, uma menina de olhar observador e especialista na arte de perguntar. Foto: Divulgação

“A Menina que adora perguntar” chega às estantes do Instituto Pegaí Leitura Grátis nesta sexta-feira (11). O livro do jornalista e escritor Raul Marques apresenta de forma poética e sensível uma das fases mais importantes do desenvolvimento infantil. A história, que foi inspirada na filha do autor, retrata o perfil curioso e questionador da personagem Bela, uma menina de olhar observador e especialista na arte de perguntar. Com traços perfeitos e cores vibrantes, a obra de 40 páginas, traz ilustrações da artista Vanessa Alexandre. “O nascimento da minha filha, Isabela, abriu uma nova perspectiva. Eu passei a observar seu comportamento na fase das perguntas, quando a criança está descobrindo o mundo, e decidi escrever sobre isso. Foi assim que nasceu a história do livro”, revela Marques, que até então tinha em seu portfólio de escritor biografias e livros corporativos.


Essa é a primeira publicação infantil do autor e a segunda a ser disponibilizada nas estantes do Pegaí. “O menino que reinventou o mundo” coloriu as estantes em outubro. “Eu acredito muito em projetos como o Pegaí. Eles são fundamentais porque incentivam a leitura ao democratizar o acesso aos livros”, destaca o escritor que cedeu os direitos de impressão do livro para o Pegaí.


A obra venceu o prêmio Nelson Seixas de Fomento à Cultura da Prefeitura de São José do Rio Preto e foi finalista do prêmio Off Flip de Literatura, da Festa Literária de Paraty, na categoria literatura infantil.


Com uma tiragem de cinco mil exemplares e o propósito de aproximar livros sem leitores de leitores sem livros, a impressão da obra para o projeto só foi possível graças a parcerias que o Instituto Pegaí mantém com a BO Paper Brasil Indústria de Papéis e Papirus Indústria de Papel, e de patrocínios da AGP Marcas e Patentes, Rede de Postos BV e Lumen Café + Gastronomia. Além dos recursos da doação de cupons fiscais do programa Nota Paraná, através da campanha “Transforme o seu cupom sem CPF em leitura”.


O livro será disponibilizado nas 67 estantes de 15 cidades paranaenses que o projeto atende, e também no Alimentando Mentes, uma extensão do Pegaí Leitura Grátis, que disponibiliza livros novos junto com alimentos servidos e/ou entregues por escolas, instituições e iniciativa privada para famílias em vulnerabilidade social.

Sobre o autor:

Raul Marques nasceu em São Paulo (SP). Filho de comerciantes, reside no interior paulista desde 1999. É pai de Isabela e João Pedro. Jornalista e escritor tem 18 livros publicados, entre biografias, livros para empresas e histórias de cidades. Na área infantojuvenil, tem quatro obras publicadas: “A menina que adora perguntar”, “A revolução das crianças”, “O menino que reinventou o mundo” e “O caminho da escola”.


Da Assessoria

bottom of page