top of page
  • Foto do escritorRedação

Parque Histórico organiza mesa de RPG sobre patrimônio e folclore

A brincadeira que integra a Programação da Semana de Patrimônio e Folclore propõe uma divertida e fictícia viagem pela história da imigração

Parque Histórico organiza mesa de RPG sobre patrimônio e folclore neste sábado (27). Foto: Divulgação


O Núcleo Educativo do museu Parque Histórico de Carambeí inova e organiza mesa de RPG para compor a programação da Semana de Patrimônio e Folclore que acontecerá entre 23 e 27 de agosto. A atividade será no dia 27 de agosto, às 14h, destinada ao público acima de 10 anos, as inscrições serão no dia do evento, a partir das 13h, as vagas são limitadas.


A proposta do Educativo é uma brincadeira que permite aos participantes viajarem por mundo desconhecido, como protagonistas e por meio de suas escolhas definirem o desfecho. O entretenimento tem carácter pedagógico e foi incorporado as ações realizadas pelo museu.


“O RPG, do inglês role playing game, é um jogo de interpretação em tempo real. Nele, os jogadores assumem o papel de personagens fictícios e precisam tomar decisões espontâneas dentro de uma história narrada por um jogador mestre”, Lucas Kugler, historiador e coordenador do Núcleo Educativo, explica como é realizado o jogo.

Para a Semana do Patrimônio e Folclore foi criado um roteiro especial para o público espontâneo do museu que é adepto ao RPG, ou que está curioso para participar e desbravar essa brincadeira.


Kugler relata como construiu a versão que será apresentada no Parque Histórico e que unirá a temática trabalhada durante a semana comemorativa. A história narrará a saída dos holandeses de sua terra natal com destino à Carambeí, no meio do caminho encontrarão personagens folclóricos e assim criarão a sua trajetória no RPG. “Os jogadores participarão de forma colaborativa na construção do conhecimento ao vivenciarem determinados contextos históricos, como a trajetória da imigração holandesa para Carambeí no começo do séc. XX. No entanto, nesta aventura, haverá elementos do folclore holandês e brasileiro ao longo das tramas vivenciadas pelos jogadores, tornando a história mais fantasiosa e lúdica”.


Serviço:

Entre 23 e 27 de agosto será a Semana do Patrimônio e Folclore do Parque Histórico de Carambeí, neste período o ingresso para visitar o museu será gratuito. No dia 27 de agosto, a partir das 14h, será realizada a mesa de RPG que contará com apenas 8 vagas, as inscrições serão gratuitas e feitas na hora. Mais informações pelo telefone 42 98433 – 4639.


Da Assessoria

bottom of page