top of page
  • Foto do escritorRedação

Palestra sobre a Colônia Sutil será apresentada on-line e gratuitamente

A palestra que integra as ações do projeto “A Glória do Meu Quilombo – A Importância de Carolina Maria de Jesus” será apresentada de forma on-line e gratuitamente neste fim de semana

Palestra sobra a Colônia Sutil será apresentada on-line e gratuitamente. Foto: Fora da Casa Produções


O projeto tem como objetivo protagonizar a importância da população e da cultura negra na história do Brasil e, sobretudo, de Ponta Grossa. Desta forma, a artista Ligiane Ferreira parte da transversalidade entre as histórias do povo da Comunidade do quilombo da Colônia Sutil com a história e biografia de Carolina Maria de Jesus.


Diferentes Colégios Estaduais receberam o projeto no mês de junho e julho, no qual diversos estudantes tiveram contato com literatura negra e a história da Colônia Sutil. Para Ligiane Ferreira, “O Paraná e o Brasil têm uma história de luta e glória do povo negro que deve ser transmitida para a nova geração. Sou filha de quilombola e como pesquisadora artística sinto que é necessário desenvolver este trabalho de forma gratuita e descentralizadora.”, a palestrante continua dizendo que “Realizar este evento online dá a oportunidade de pessoas do Brasil inteiro (e quem sabe do mundo?) entrarem em contato com a história do Paraná e de Ponta Grossa: a minha e a nossa história. Como proponente de um projeto que conta com incentivo fiscal – que é uma política pública -, estou orgulhosa de como este trabalho tem alcançado e inspirado as pessoas.”. A palestra também foi apresentada na Colônia Sutil, no mês de julho.


Na palestra, além da abordagem teórica, histórica e biográfica, será transmitido também um material audiovisual documental de um dos moradores da Colônia Sutil e terá a presença de uma das moradoras da comunidade.


O projeto é financiado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promific), tendo o patrocínio do Belgotex do Brasil e realização da Atteliê Criativo - Espaço de Criação e Pesquisa em Arte.


Serviço:

Data: 13/08/2022 (Sábado)

Horário: 10:00 AM (Horário de Brasília)

Local: Plataforma ZOOM

Inscrições através do link: https://linktr.ee/AttelieCriativo

A equipe do Atteliê Criativo entrará em contato com os inscritos via e-mail.

Foto: Divulgação

Da Assessoria

bottom of page