top of page
  • Foto do escritorRedação

Nova temporada traz reflexos e valores culturais nas coleções

Confira a Coluna "Estilo e Moda" desta semana pela estilista Silvana Hass

A próxima temporada chega trazendo em peças de marcas famosas tramas em palha, macramê e o crochê. Foto: Reprodução


Em uma época em que tudo é veloz e global, a moda como veículo de comunicação transcende a dimensão do vestir-se e passa a estabelecer vínculo com o significar-se. Sobre a forte influência estamos em uma nova era onde o vestuário representa significados, valores, propósitos e a busca pela essência individual muito além do somente vestir e além do que chamamos sistema de moda.


Buscam-se assim, outros aspectos, onde as escolhas não se limitaram apenas a qualidade ou preço, mas também nos valores históricos. O valor cultural que a moda tem na sociedade e o relevante papel que os criadores de moda tiveram no desenvolvimento criativo seja deste tempo ou do passado. Conexões que permitem criações que englobam o significado da roupa.

Esta mudança já retratada segundo pesquisas apontam a busca por valores perdidos na sociedade industrial com a produção seriada.


Nesse contexto o sistema de moda passa por um processo de reflexão carregando diversas acepções para definir algo tão amplo e expressivo, na qual materializa a cultura passada, resgate históricos de criação, resultando em memórias.


O resgate cultural e técnicas artesanais coesa e harmônica está sendo cada vez mais valorizada já faz um tempo sendo combinadas a contemporaneidade e as novas tecnologias estabelecendo um viés entre o processo criativo e inovação, ficando a cargo do criador esta exploração aplicada nas roupas complementando a identidade da marca.


A próxima temporada chega trazendo em peças de marcas famosas tramas em palha, macramê e o crochê. Algumas grifes internacionais desenvolveram sua coleção de primavera-verão com os mais diferentes trabalhos artesanais, usando a técnica do macramê para a criação de vestuário e acessórios. O resultado foi uma mistura de pontos que criaram texturas e vazados aplicados nas peças.


É um desafio, mas justamente por isso, necessário. A importância da técnica do artesanato manual e suas ferramentas fazem com que haja cada vez mais proximidade com o design e o artesão ou uma aliança entre o design e o artesanato.


Dessa forma, quando as temperaturas mais altas chegarem e a energia das cores iluminarem as peças nas vitrines a técnica do artesanato como o crochê e o macramê estarão agregando valores culturais aplicados nas roupas, sapatos, bolsas, chapéus e acessórios. E talvez aí esteja o sentido de ressignificar o sentido da moda, a busca pela essência do ''ser ''.


Por Silvana Hass

bottom of page