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Músico de PG toma posse na Academia Nacional de Música

A cerimônia de posse está marcada para esta quinta-feira, a partir das 15h, no Auditório Lorenzo Fernández, do Conservatório Brasileiro de Música (CBM), na cidade do Rio de Janeiro

Osmário Estevam Júnior, novo Membro Titular da Academia Nacional de Música. Foto: Divulgação

O músico ponta-grossense Osmário Estevam Júnior é o novo Membro Titular da Academia Nacional de Música. A cerimônia de posse está marcada para esta quinta-feira, a partir das 15h, no Auditório Lorenzo Fernández, do Conservatório Brasileiro de Música (CBM), na cidade do Rio de Janeiro.


Osmário tem 44 anos de idade e possui uma trajetória diversificada, atuando como instrumentista de trombone e eufônio, além de suas incursões como musicólogo, compositor e regente. Natural de Ponta Grossa, ele recebeu sua formação inicial no Conservatório Municipal Maestro Paulino, antes de prosseguir para sua graduação na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP).


Ao longo de sua carreira, Osmário participou de diversas orquestras e grupos musicais, transitando entre o erudito e o popular. Seus estudos acadêmicos incluíram uma variedade de disciplinas, culminando em títulos como Mestre em Música (Musicologia) pela UFRJ e Doutor em Musicologia pela mesma instituição.


Além de suas atividades musicais, Osmário envolveu-se em pesquisas, notadamente no projeto Choro Patrimônio Cultural do Brasil em 2021. Sua nomeação como Membro Titular na Academia Nacional de Música destaca sua contribuição para a cena musical.


Currículo

Osmário Estevam Júnior é um instrumentista de trombone e eufônio, musicólogo, compositor e regente de 44 anos. É natural de Ponta Grossa, Paraná, onde estudou no Conservatório Municipal Maestro Paulino com o trompetista Luigi Pasquini (metais) e o Maestro Marcelo Urias (teoria e iniciação à regência). Nesta época tocou em algumas bandas de música de sua cidade, em especial na Banda Marcial do Colégio Sant’ Ana, sob regência do Maestro Carlos Taques.


Desde 2006, é Bacharel em Composição e Regência pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP), onde estudou com os professores Emanuel Martinez (regência), Harry Crowl (composição), Maurício Dottori (contraponto), Lea Ligia Soares (análise e fuga), Silvio Spolaore (trombone e eufônio), Paulo Torres (violino), Rodrigo Capistrano (saxofone), Sérgio André e Leila Paiva (piano), João José Felix Pereira (etnomusicologia e harmonia), entre outros.


Também é Bacharel em História e Especialista em Sociologia pela UNESA.

Participou em várias edições da Oficina de Música de Curitiba, tanto da fase popular quanto da erudita, cursando diversas matérias teóricas e práticas.


Tornou-se Mestre em Música (Musicologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), sob orientação de Marcelo Verzoni, em 2015. Em 2020, concluiu seu Doutorado em Musicologia na mesma instituição, sob orientação de Andréa Adour.

Como instrumentista, após convite do maestro Roberto Gnatalli, atuou por 12 anos na Orquestra À Base de Sopros, do Conservatório de MPB de Curitiba, onde também foi professor de trombone.


Participou de grupos como a Orquestra Filarmônica da UFPR, Orquestra de Metais e Percussão do Paraná, Orquestra de Sopros da UFRJ e Banda Filarmônica do Rio de Janeiro, mas também atuou em formações de música popular, especialmente nos gêneros do choro, do samba e do jazz.


Foi maestro da Banda Municipal de Piraquara e da Banda Musical CIESC Santa Teresinha, de Curitiba. Além disso, dedica-se ao arranjo popular e à composição de choro e música de câmara. Participa de eventos da Associação Brasileira de Trombonistas (ABT), da Associação Eufônios e Tubas do Brasil (ETB), e da Internacional, Tubas and Euphoniuns Association (ITEA).


Como musicólogo, Osmário realizou pesquisas sobre diversas áreas da música, incluindo história da música, análise musical e etnomusicologia. Em suas pesquisas destacam-se temas relacionados à música popular brasileira e seus personagens não canônicos do século XIX e XX. Em 2021, atuou como pesquisador no projeto Choro Patrimônio Cultural do Brasil.


Da Assessoria


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