top of page
  • Foto do escritorRedação

Músico de PG é eleito melhor intérprete no Prêmio Rádio MEC

Newton Schner Júnior se consagrou como Melhor Intérprete do Prêmio Rádio MEC 100 Anos, na categoria Música Clássica

Newton Schner Júnior é eleito melhor intérprete no Prêmio Rádio MEC. Foto: Divulgação

O músico ponta-grossense Newton Schner Júnior se consagrou como Melhor Intérprete do Prêmio Rádio MEC 100 Anos, na categoria Música Clássica, em solenidade que combinou premiação com atuações artísticas na Sala Cecília Meirelles, no Rio de Janeiro. “Foi uma felicidade ter sido chamado ao palco, na ocasião do Dia Nacional do Rádio (25/9), ao mesmo tempo em que a Rádio MEC comemorava 100 anos de atividades”, declarou Schner Jr., ao acrescentar que se trata de “um incentivo e tanto para seguir compondo e fazendo da música um meio de tocar os corações”. Na oportunidade, ele fez questão de dizer ao público que estava representando Ponta Grossa.


Com Passeggiata di domenica (Passeio de domingo), Newton Schner Jr., também membro da Academia de Letras dos Campos Gerais (Cadeira 16), concorreu com outras 138 composições clássicas autorais procedentes das mais diversas regiões do país. Já se sentindo premiado por ter sido classificado entre as três músicas finalistas, ele afirma que “fiquei muito feliz com a surpresa ao ser anunciado como melhor intérprete, ainda mais por levar em conta o alto nível dos demais participantes”. Schner aproveita esse momento para agradecer imensamente a todas as pessoas que colocaram tanta energia na votação em duas etapas, que cruzaram os dedos e ficaram na torcida.


Disputa Acirrada

Em conexão com Newton Schner Jr., diretamente do Rio, capital nacional da música, que já foi considerada também a capital nacional do piano, ele falou da “felicidade em ter uma composição de piano da nossa terrinha, feita durante uma caminhada até ao Mosteiro da Ressurreição, chegar a esse patamar nacional”. Isso porque a disputa do Prêmio Rádio MEC 100 Anos, que celebra a história e profissionais da primeira e mais antiga emissora nacional (atualmente integrante da Empresa Brasil de Comunicação/EBC), foi acirrada em todas as categorias, envolvendo interessados de diversos estados brasileiros. Ao todo, foram 1.632 inscrições, sendo 170 de obras infantis, 307 de composições instrumentais, 861 canções de música popular brasileira e 139 de músicas clássicas.


Os concorrentes foram avaliados por equipes de profissionais da rádio, passaram por duas etapas de votação popular e, posteriormente, por um grupo de jurados com vasta experiência em cada gênero. Para a fase final, foram selecionadas 12 obras, com três postulantes em cada categoria. Na categoria Música Clássica, o total de votos nas duas fases da eleição popular foi de 102.596. A composição vencedora, com 21.295 votos, foi Novos Tempos, de Vitor Marques. Outro prêmio de composição foi para Em um certo dia de junho, de Ivanov Basso. Já o reconhecimento de Melhor Intérprete teve como vencedor Newton Schner Júnior, intérprete de Passeggiata di domenica.


Da Assessoria

bottom of page