Museu Paranaense tem obra entre os finalistas do 67º Prêmio Jabuti
- hassliviamaria
- 2 de out. de 2025
- 2 min de leitura

Entre os finalistas do 67º Prêmio Jabuti, está a obra “Se enfiasse os pés na terra: relações entre humanos e plantas” na categoria Projeto Gráfico. A obra pertence ao Museu Paranaense (MUPA) e traz um compilado de experiências artísticas e culturais.
O livro nasceu do Programa Público homônimo, que aconteceu entre janeiro e maio de 2022 e reuniu cerca de 40 ações entre palestras, oficinas e intervenções artísticas. A intenção da junção dessas ações em uma publicação foi o registro desses encontros presenciais na preservação das experiências e vivências adquiridas durante o Programa.
A diretora do museu, Gabriela Bettega, afirma que a obra contém uma composição múltipla, com transcrições de falas de artistas e pesquisadores, receitas, listas de plantas, relatos, ensaios, fotografias e textos inéditos. “A ideia foi justamente transformar o caráter experimental e relacional do programa em um material que preservasse e expandisse os vínculos estabelecidos entre o museu, os artistas, os pesquisadores, as comunidades tradicionais e o público”, afirma.
A Diretora ainda reafirma a indicação de finalista da obra como um marco. “A indicação na categoria de Projeto Gráfico valoriza não apenas a dimensão estética e editorial da obra, mas também a concepção de um livro que traduz visualmente a diversidade, a pluralidade e a vitalidade do Programa Público. Para nós, é a confirmação de que o museu pode ser também um espaço editorial capaz de articular design, arte e memória coletiva”, explica Gabriela.
Jabuti 2025
A lista do 67º Prêmio Jabuti agora passa por mais uma fase eliminatória para que, apenas em 7 de outubro, sejam revelados os cinco finalistas. O vencedor do prêmio será revelado no final do mês, em 27 de outubro.
Com informações: Secretaria de Estado da Cultura
Por Lívia Maria Hass sob supervisão de Maria Malucelli







Comentários