Museu dos Campos Gerais completa 75 anos de atividade
- hassliviamaria
- há 6 horas
- 2 min de leitura

No dia 15 de setembro de 1950, em homenagem ao aniversário de Ponta Grossa, o Museu Campos Gerais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (MCG-UEPG) iniciava oficialmente suas atividades. O segundo museu mais antigo do Paraná, nesta segunda-feira, completou 75 anos com recordes de visitação e novas instalações.
Devido à comemoração, uma programação especial acontece durante o V Colóquio de História do PPGH, 42ª Semana de História da UEPG e Primavera dos Museus, dos dias 22 a 28 de setembro.
Para o diretor do MCG, o professor Niltonci Batista Chaves, a comemoração é importante para destacar a integração do ensino e da pesquisa na história do Museu. “O Museu Campos Gerais é o mais antigo do Interior do Estado e o museu universitário mais antigo do Paraná. Nós chegamos aos 75 anos como um museu dinâmico, que integra ensino, pesquisa, extensão, inovação tecnológica e atividades culturais”, explica.
A comemoração também vale pelos avanços das atividades culturais, que incluem a restauração do prédio histórico, parcerias com diversas instituições e uso de tecnologia na digitalização e gestão de acervos.
Na perspectiva do vice-reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ivo Mottin Demiate, o MCG vive hoje um dos melhores momentos de sua história. “O Museu está vivo, cheio de gente, estudantes e jovens. Esse dinamismo nos enche de orgulho em um espaço que preserva a história”, comemora.
Segundo o historiador Giuvane de Souza, que estudou a trajetória do Museu Campos Gerais, o museu tem muitos títulos históricos. “Foi o primeiro museu privado, o primeiro museu público, o primeiro museu municipal, o primeiro museu estadual e o primeiro museu universitário da cidade”, explica.
Em 2024, o museu voltou a sua sede depois da obra de restauro que incluiu também adequações de acessibilidade e a construção de um novo prédio. Desde a reabertura em junho, o MCG bate recordes de visitação, contabilizando mais de 6 mil visitantes por mês.
As exposições disponíveis para a visitação são: “Cotidiano e vida militar em Roma”, “Mostra Insetário Felipe Justus”, “Africanidades em Máscaras”, “2ª Micro mostra da Reserva Técnica” e “Era uma vez… Brinquedos” e “Desnuda”. Para visitações em grandes grupos e com mediação, o agendamento é necessário e pode ser realizado através do e-mail museucamposgerais@uepg.br.
Horário de atendimento
Terça-feira a Sábado: 9h às 11h45 e 13h30 às 17h
Com infromações: Secretaria da Cultura do Paraná
Por Lívia Maria Hass sob supervisão de Maria Malucelli.
Comentários