top of page
  • Foto do escritorGabriel Ribeiro

"Marla e a Lua" será lançado neste sábado em PG

Obra traz memórias de infância da autora e tem como alvo o público infantil. Lançamento irá ocorrer na sede do "Bando da Leitura" neste sábado (23)

Autora Marlei Vanin narra memórias de sua infância do sonho de ter uma "boneca de verdade". Foto: Divulgação

Neste sábado (23), acontece o lançamento do livro ‘Marla e a lua”, da autora Marlei Vanin e ilustrado por Amelu Clarindo. O local será no Bando da Leitura, Rua Roberto Auer, 141 em Oficinas. Previsto para começar às 14h, o evento será aberto ao público.


Através das ilustrações de Amelu, a infância de Marlei é retratada de uma forma lúdica. Mesmo sem recursos para brincar, a autora, enquanto criança, tinha de sobra muita imaginação e muitos sonhos, foi aí que fez seu trato com a lua, para conseguir sua ‘boneca de verdade'.


A história por trás da história

Nascida em São Lourenço, interior de Santa Ctarina, Marlei teve uma infância muito simples e humilde. Membra de uma família de 10 irmãos, desde pequena ajudou a cuidar deles e, acabava não tendo muito tempo de ser criança. Essa responsabilidade de ser babá acabou atrasando a sua vida escolar, pois somente aos 9 anos começou a estudar em uma escola.


Mesmo sem frequentar uma instituição de ensino, a autora estudava a através dos materiais de sua irmã mais velha. Isso fez com que ela aprendesse a ler e escrever sozinha. “Quando comecei a estudar em uma escola, eu já sabia ler, escrever e fazer as continhas de matemática”, relembra.


Em meio aos estudos e cuidar dos irmãos, seu sonho de ter a boneca de verdade nunca acabou. Desse desejo, ela fez um acordo com a lua, onde é abordado no livro. Acordo que só saberão mais detalhes quem ler a obra.


Durante a sua vida, a autora deixou a vida pacata do campo e passou em um concurso, em razão da sua facilidade com números, se tornou bancária. Exerceu anos essa profissão, constituiu família e atualmente tem seus 66 anos, muito bem vividos e, é aposentada.


Com tempo livre, conheceu a UTAI (Universidade Aberta à Terceira Idade), que tem na sua grade de programas, uma oficina de contação de histórias, ministrada pela professora Lucélia Clarindo. Certo dia, a docente fez um desafio para os membros do projeto, para saber quem gostaria de compartilhar uma história de vida com os demais.


Foi nesse momento que Marlei teve a ideia de relembrar a sua infância. “Certo dia a professora Lucélia desafiou os alunos, para ver quem gostaria de trazer para a turma histórias da própria vida.”, conta. “Eu sempre tinha essa minha história na minha cabeça, da minha infância. Foi ali que comecei a montar a escrever sobre a Marla".


Quando estava tudo pronto, foi a vez de apresentar para os membros do projeto, a aceitação foi de ambas as partes. O relato da autora foi mais uma vez apoiado, desta vez, para levar além das paredes do projeto. Familiares, amigos e pessoas próximas dera o maior apoio para que “Marla e a Lua”, nascesse.


Ilustrado por Amelu Clarindo, a obra mistura o mundo real com a fantasia. Para a ilustradora, foi uma experiência diferente fazer parte dessa proposta. “Nos diálogos com a Marlei, ela sempre me deixou muito livre para criar em cima das propostas do texto. Então era como se eu pudesse estar participando da história também, sendo algum personagem que não aparece, sonda escondido. Assim eu pude dar "zoom" em algumas situações, ilustrar conforme quem observa as coisas acontecendo”, relembra Amelu.


Além deste livro, Marlei já foi coautora de outras obras, como a coletânea “Histórias para contar e encantar”.

Foto: Divulgação

Serviço

Data: 23/04 (sábado)

Local: Bando da Leitura, Rua Roberto Auer, 141, em Oficinas

Horário: 14h Valor: O livro pode ser comprado por R$20, que será a promoção de lançamento. Após esse dia, será R$25.


bottom of page