top of page
  • Foto do escritorRedação

Luísa Cristina toma posse na Academia Feminina de Letras do Paraná

A professora aposentada da UEPG assume como a segunda ocupante da Cadeira n°2 da AFLP

Integrantes da Academia Feminina de Letras do Paraná, juntamente com Luísa Cristina dos Santos Fontes e a comitiva ponta-grossense presente ao evento. Foto: Divulgação


Lides literárias paranaenses, especialmente de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais, comemoram a posse da escritora Luísa Cristina dos Santos Fontes, professora aposentada da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), como segunda ocupante da Cadeira Nº 2 da Academia Feminina de Letras do Paraná (AFLP). Em sessão solene realizada no Centro Feminino de Cultura do Paraná (Curitiba, em 3/3), sob a presidência da escritora Madalena Ferrante Pizzatto, Luísa Cristina passou a integrar a instituição literária em vaga antes ocupada pela renomada poetisa Helena Kolody, cuja Cadeira tem como patrona Júlia Augusta de Souza Wanderley Petrich. Na oportunidade, ainda, também foi empossada a escritora Tereza Cristina Karam, terceira ocupante da Cadeira Nº 28 (Mariana Coelho como patrona, Odila Portugal Castagnoli -1ª ocupante e Shyrlei Maria de Andrade Queiroz – 2ª ocupante).


Na abertura da solenidade, a presidente Madalena Pizzatto fez um breve retrospecto da história da AFLP, fundada em 25 de novembro de 1970. A Cadeira Nº 2, agora ocupada por Luísa Cristina, permaneceu vaga durante 19 anos, desde a ‘passagem’ de Helena Kolody, em 2004. Fato este por demais marcante e instigante na trajetória profissional de Luísa Cristina, visto que ela se tornou doutora em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina, com nota máxima e recomendação à publicação, quando concluiu a tese Helena Kolody, carbono & diamante, uma biografia ilustrada, sob a orientação da doutora Zahidé Lupinacci Muzart, em 2012, ano do centenário da consagrada poeta paranaense, nascida em Cruz Machado. Na AFLP, Luísa Cristina sucede as saudosas escritoras ponta-grossenses Leonilda Hilgemberg Justus e Emília Dantas Ribas, respectivamente ocupantes das Cadeiras 10 e 30.


COMITIVA & PRESTÍGIO

Ponta Grossa se fez representar na solenidade de posse de Luísa Cristina dos Santos Fontes, através de comitiva capitaneada por Neuza Helena Postiglione Mansani, presidente da Academia de Letras dos Campos Gerais (ALCG). Luísa Cristina também se integra à ALCG como fundadora da Cadeira Nº 5. Entre outras autoridades que prestigiaram a sessão da AFLP, há de se destacar as presenças de Ernani Buchman, presidente do Observatório da Cultura do Paraná; Ney Perracini de Azevedo, presidente do Centro de Letras do Paraná; Andréa Motta, presidente da UBT (União Brasileira de Trovadores) Nacional e UBT-Curitiba; Maria Alice Gomes, representante de Chloris Casagrande Justen, presidente do Centro Paranaense Feminino de Cultura; e Alberto Portugal, secretário municipal de Cultura de Ponta Grossa.


Em seu discurso de posse, que relembrou seus primeiros contatos com a obra de Helena Kolody, ainda quando cursava Letras pela UEPG (artigo sobre a poetisa e seu livro Poesia Mínima, em O Proletrado), Luísa Cristina se referiu à presidência e acadêmicas da AFLP e aos ilustres convidados, dizendo que “a visceral experiência de vida que os textos de Helena Kolody e Júlia Wanderley nos legaram está empapada de uma profunda e específica experiência de mulher – leitora, estudante, professora e escritora. Neste amálgama em que cabem, enfim, os seus dias e os seus trabalhos, repletos de significados, sobressaem sempre os seus profundos compromissos com a humanidade. Comprometo-me a honrar a cadeira que assumo hoje com muito orgulho e honrar também os ideais da Academia Feminina de Letras do Paraná, instituição criada em 25 de novembro de 1970 e, como pontua a acadêmica Rita de Cássia Cassitas, presidida em seus primeiros dez anos pela pioneira Pompília Lopes dos Santos. Muito obrigada".


Helena Kolody em "live"

Na data em que se comemora a passagem do Dia Internacional da Mulher, Luísa Cristina dos Santos Fontes tem participação especial em live, que acontece na quarta-feira, 8 de março, quando fará uma abordagem sobre Helena Kolody e a presença feminina na Literatura paranaense, com mediação de Marta Sienna. A live acontece a partir das 16h por este LINK.


Da Assessoria

bottom of page