• Redação

Ipiranga faz parceria para revitalizar a Casa de Cultura

Imóvel construído em 1914 abrigou um dos mais antigos colégios do Estado, o Grupo Escolar Dr. Claudino dos Santos

Imóvel construído em 1914 abrigou um dos mais antigos colégios do Estado, o Grupo Escolar Dr. Claudino dos Santos. Foto: Divulgação

O deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB) confirmou nesta terça-feira (22), em reunião com o prefeito Douglas Modesto (PSB), que haverá apoio financeiro para a restauração do prédio da Casa de Cultura de Ipiranga. O imóvel construído em 1914 abrigou um dos mais antigos colégios do Estado, o Grupo Escolar Dr. Claudino dos Santos.


Romanelli afirmou que é importante este esforço conjunto com a prefeitura para viabilizar a revitalização. “É um imóvel de valor cultural significativo para o Paraná e que guarda toda a beleza e originalidade arquitetônica desde a sua construção”, comentou o deputado. O edifício foi tombado como Patrimônio Histórico de Ipiranga em 1991.


Segundo o prefeito, o projeto de restauração já está em andamento. “Logo nossa história vai voltar novinha em folha”, considera. Atualmente, o prédio está desativado e a restauração permitirá a preservação de um dos mais antigos prédios construídos para abrigar colégios no Paraná. Em todo o Estado há apenas três edificações da mesma época e estilo. Os outros dois estão localizados em Tibagi e Palmeira.


O imóvel é uma edificação de pavimento único, com um partido arquitetônico simétrico, no estilo neobarroco. Na entrada há um pórtico e, nos dois lados, uma sequência cadenciada de janelões arrematados por vergas em arco abatido. “É um projeto arquitetônico que resistiu ao tempo e é histórico para o Paraná”, sustenta Modesto.


O Grupo Escolar Dr. Claudino dos Santos foi fundado em 1914 e destaca sua importância histórica, social e educacional na construção de Ipiranga. Considerado o berço do processo educacional da cidade, a instituição pública centenária faz parte da história da educação do Paraná e do Brasil.


Da Assessoria