Inscrições para curso gratuito de utilização de IA’s na cultura se encerram nesta quarta-feira
- hassliviamaria
- há 5 horas
- 2 min de leitura

Se encerram nesta quarta-feira (27) as inscrições para o curso gratuito de Inteligência Artificial e Cultura oferecido pela Escola Solano Trindade de Formação Artística e Cultural (Escult) em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
Apesar de ser uma iniciativa da Escult e UFRB, o curso será ministrado à distância. É gratuito e contabilizará uma carga horária total de 60 horas. A formação é uma oportunidade para artistas, gestores, produtores e agentes culturais de todo o Brasil interessados na utilização de IA.
Segundo a professora e gestora cultural Beth Ponte, a formação foi pensada para um público amplo: para os interessados e para os que já utilizam a IA no setor. “Para aqueles que estão começando a explorar o tema, o curso oferece uma base sólida para entender o que é a inteligência artificial e como ela já é aplicada na cultura e no patrimônio, além de trazer dicas de como fazer um uso mais informado e mais seguro. Já para os profissionais que utilizam essas ferramentas no dia a dia, o curso aprofunda o conhecimento, ajudando na discussão sobre direitos autorais e IA, e apresentando múltiplos estudos de caso e exemplos de ferramentas e sistemas, além de dicas práticas de como incorporar a IA na gestão de projetos culturais”, explica.
As aulas exploram os conceitos fundamentais, aplicações práticas e desafios éticos para profissionais da cultura que desejam utilizar IA na área. Além disso, propõem reflexões sobre segurança no uso e os impactos da Inteligência Artificial no setor cultural. A formação também promete dicas para uma utilização mais eficiente de IA’s generativas de texto e com recomendações para criação de prompts (comandos).
O curso é gratuito e as inscrições podem ser realizadas no site da Escult. O término das atividades está previsto para 26 de setembro.
Com informações: Ministério da Cultura (MinC)
Por Lívia Maria Hass sob supervisão de Maria Malucelli
Comments