top of page
  • Foto do escritorRedação

Importância dos maestros de banda é tema do quarto episódio de podcast

O podcast "Música e Músicos de Ponta Grossa" vai ao ar quinzenalmente aos sábados às 20h30 na Rádio Princesa FM 87,9 e também no YouTube

Importância dos maestros de banda é tema do quarto episódio de podcast. Foto: Reprodução

O quarto episódio do podcast "Música e Músicos de Ponta Grossa" vai ao ar neste sábado (16). O programa integra o projeto “Bandas de música: patrimônio cultural de Ponta Grossa”, realizado pelo historiador Fábio Maurício Holzmann Maia e tem como convidado o maestro da Banda Lyra dos Campos Sérgio Murilo Moreira de Oliveira, para conversar sobre os mestres de música que já estiveram à frente das bandas de Ponta Grossa.


O projeto, que tem como proposta apresentar para os ouvintes a tradição da música na cidade e a trajetória das bandas de música como um patrimônio cultural do município, foi aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific), com patrocínio de Lojas MM e ACIPG e produção da ABC Projetos Culturais.


No programa, Sérgio conta mais sobre sua trajetória na música, a importância de um maestro para uma banda e os principais desafios da profissão. “Como eu tive ótimos exemplos de todos os meus mestres, que além de grandes músicos eram grandes seres humanos, todos os dias eu tenho que ter consciência de que o trabalho do maestro não é apenas musical, mas também social, para construir bons músicos e também cidadãos melhores”, diz.


O músico também enfatiza a importância do incentivo diário do maestro para o desenvolvimento das habilidades dos músicos. “O maior desafio de qualquer maestro à frente da Banda Lyra é cobrar dos alunos e, ao mesmo tempo, saber motivá-los para não desistir do sonho de ser músico. É uma linha muito tênue entre aquilo que enriquece e aquilo que faz a pessoa se sentir incapaz de aprender, então temos que ter essa sensibilidade não apenas na música, mas também com os músicos”, explica.


O podcast

O programa “Música e Músicos de Ponta Grossa” nasce a partir do trabalho realizado pelo historiador Fábio Maurício Holzmann Maia em sua dissertação de mestrado sobre as bandas de música de Ponta Grossa.


O podcast, apresentado pelo historiador, conta com cinco episódios de cerca de 30 minutos de duração que irão ao ar quinzenalmente aos sábados às 20h30 na Rádio Princesa FM 87,9 e também no YouTube no canal “Música e Músicos de Ponta Grossa”. Os convidados do podcast são profissionais ou estudiosos da música, maestros e pessoas que exerceram ou ainda exercem protagonismo no cenário musical de Ponta Grossa.


Os materiais serão disponibilizados para o público de forma gratuita no Youtube. Os três primeiros episódios com o historiador Fábio Maurício Holzmann Maia, o músico e pesquisador Douglas Passoni e os músicos Angelo Tadeu Góes Farago e Wilson Fernando Góes Farago já estão disponíveis para acesso. O podcast também será enviado para escolas da rede pública e privada de ensino do município para utilização dos professores de artes e história e inclusão no acervo das bibliotecas.

Importância dos maestros de banda é tema do quarto episódio de podcast. Foto: Reprodução

Confira a programação do podcast “Música e Músicos de Ponta Grossa”:

16/07 - Episódio #4: Mestres de banda - importância e legado dos maestros de Ponta Grossa com Sérgio Murilo Moreira de Oliveira


30/07 - Episódio #5: A chegada das meninas na banda Lyra dos Campos com Daphiny Krystin Neves de Carvalho e Marina Semeszm


Da Assessoria

bottom of page