top of page

Imagens escolares revelam memórias e histórias de comunidades em exposição virtual do Museu Cenas

  • Foto do escritor: culturacaopg
    culturacaopg
  • 16 de jul.
  • 2 min de leitura
Foto: Acervo Museu Cenas| Divulgação
Foto: Acervo Museu Cenas| Divulgação

O Museu Cenas de Ponta Grossa lança uma nova exposição virtual que resgata a memória afetiva das escolas públicas da cidade. Intitulada “O que revelam os álbuns escolares”, a mostra reúne mais de 500 fotografias inéditas de cinco instituições da rede municipal e está disponível gratuitamente no site www.museucenas.com.br. A ação integra o projeto “Cenas da Cidade”, voltado à digitalização e difusão de acervos ligados à história das periferias e distritos do município.


Realizada pela Estratégia Projetos Criativos, em parceria com a ABC Projetos Culturais e com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, a exposição traz registros que vão além do ambiente escolar: são imagens que documentam passeios culturais, eventos comunitários, momentos de lazer e o cotidiano vivido entre os muros da escola.


As escolas participantes — Professor Eloy Avrechack, Professora Maria Eulina dos Santos Scheena, Cláudio Mascarenhas, Professora Idália Góes e Professora Maria Elvira Justus Schimidt — compartilharam seus arquivos, possibilitando a construção de um painel coletivo que mostra como a educação pública também é espaço de criação de laços, memória e cidadania.


Os álbuns escolares preservam vivências, afetos e formas de existir em comunidade. Eles nos falam de trajetórias, de vínculos e de uma pedagogia do cotidiano, preocupada também com a cidadania dos educandos”, destaca o historiador Eduardo Terleski, um dos responsáveis pela curadoria da mostra. Ele reforça que, além da exposição principal, é possível acessar todos os acervos digitalizados por meio da aba “Pesquise”, utilizando a Pesquisa Avançada no site do Museu Cenas.


Entre os registros, estão momentos como a formação da primeira turma da Escola Cláudio Mascarenhas em 1995, excursões para o Parque Estadual de Vila Velha, viagens ao litoral paranaense, aventuras no antigo Parque dos Mamonas e também cenas corriqueiras como a visita ao laboratório de informática. “Essas fotografias revelam como a escola amplia os horizontes simbólicos das crianças, oferecendo a elas experiências culturais e de lazer que, muitas vezes, não seriam possíveis fora desse espaço”, complementa Terleski.


A exposição foi viabilizada por meio de recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com incentivo do Ministério da Cultura – Governo Federal e da Prefeitura de Ponta Grossa, via Secretaria Municipal de Cultura.


Sobre o Museu Cenas

Criado em 2021, o Museu Cenas é um repositório digital que reúne mais de 5 mil imagens históricas de Ponta Grossa, oriundas de arquivos públicos e particulares. As fotografias são catalogadas, digitalizadas e disponibilizadas gratuitamente, permitindo ao público navegar por diferentes épocas, locais e eventos que marcaram a trajetória da cidade. Todo o conteúdo está disponível em: www.museucenas.com.br.

Comentários


  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page