top of page

GTPG retorna ao Ópera com sessões gratuitas e solidárias da comédia 'Bugiganga'

  • Foto do escritor: culturacaopg
    culturacaopg
  • 1 de set.
  • 2 min de leitura

Elenco completo de "Bugiganga" | Foto: Maria Malucelli| CulturAção
Elenco completo de "Bugiganga" | Foto: Maria Malucelli| CulturAção

O Grupo de Teatro de Ponta Grossa (GTPG) retomou as atividades no palco do Cine-Teatro Ópera no último domingo (31), apresentando a comédia nonsense Bugiganga no Auditório B. Escrita por Jocemar Chagas, sendo dirigida e adaptada por Carlos Alexandre de Andrade, a montagem é a segunda produção da temporada 2025, iniciada com uma leitura dramática na Estação Hub.


Mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), o grupo começou a circulação do espetáculo na semana anterior, com sessão no estacionamento do Albergue Municipal. No Ópera, a entrada foi solidária: o público doou materiais escolares como lápis, canetas, lápis de cor, giz de cera, tesoura ou canetinhas, que serão destinados às oficinas culturais da SMC.



Originalmente escrita com quatro personagens, a obra ganhou nova dimensão ao ser adaptada por Andrade para um elenco de 15 integrantes. Segundo o diretor, o processo exigiu fôlego e cuidado para manter a essência e, ao mesmo tempo, atualizar o texto. “Para a comédia, nada é sagrado. Tudo pode ser dito na comédia. Vai de quem tá falando e de quem tá ouvindo. Mas foi um processo bastante intenso, de muitos exercícios físicos, de muito jogo teatral e, claro, de uma adaptação coerente para chegar nesse resultado”, explicou.


A circulação em diferentes espaços também faz parte da proposta do grupo. “A cultura sempre está de mãos dadas com a solidariedade. Estrear no Albergue Municipal foi muito bom, não só porque era um outro público, mas um público que necessita muito de cultura, talvez até mais do que quem tem total acessibilidade. Então, pra gente, foi gratificante estar lá, e com a mesma energia seguimos para o nosso palco convencional, que é o Cine-Teatro Ópera. A cultura tem que estar em todos os lugares e ser descentralizada. Esse é o nosso papel”, afirmou Andrade.


O diretor também revelou que o GTPG já trabalha na próxima grande montagem: uma adaptação de Roque Santeiro. “Ele é baseado em dois textos: O Berço do Herói, que originou a novela, e a própria novela. Misturei as linguagens e trouxe novamente a técnica farsesca para fazermos mais uma grande peça, que estreia dia 10 de outubro no Cine-Teatro Ópera”, adiantou.


Serviço

Bugiganga – Grupo de Teatro de Ponta Grossa (GTPG)

Próximas sessões: 5 e 6 de setembro, às 19h

Local: Auditório B do Cine-Teatro Ópera – Ponta Grossa (PR)

Entrada: Solidária – material escolar

Classificação indicativa: Livre

Realização: Secretaria Municipal de Cultura (SMC) | Prefeitura de Ponta Grossa


Comentários


  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page