top of page
  • Foto do escritorHurlan Jesus

Grupo TransformArte recebe Moção de Aplauso

A Moção de Aplauso ao Grupo TransformArte, ocorreu pela brilhante apresentação da peça "Sonho de uma noite de verão"

Na imagem, Nataly Lima, diretora do grupo de teatro TransformArte recebe moção do vereador Felipe Passos (PSDB). Foto: Divulgação


Na tarde da última segunda-feira (10), a Câmara Municipal de Ponta Grossa (CMPG) prestou uma emocionante Moção de Aplauso ao Grupo TransformArte pela brilhante apresentação da peça "Sonho de uma noite de verão". O pedido da moção foi realizado pelo vereador Felipe Passos (PSDB), reconhecendo a contribuição do grupo para o cenário artístico local.


A peça, que ocorreu no dia 04 de junho, foi dirigida e adaptada por Nataly Lima, diretora do Grupo TransformArte. A adaptação da obra de William Shakespeare foi feita com o intuito de torná-la mais acessível e compreensível a todos os públicos. Nataly Lima expressou sua felicidade e gratidão pela homenagem prestada pela Câmara Municipal.


"Esse é o objetivo, tornar Shakespeare compreensível a todos e não algo totalmente elitizado como na maioria das vezes é. A tradução do original da peça na língua inglesa é totalmente formal até mesmo para o inglês britânico atual. Trazendo para o português, é preciso uma grande pesquisa e adaptação para a compreensão popular. Hoje em dia muitas vezes há uma elite cult que 'prende' Shakespeare a si, e é preciso levar Shakespeare a todos. Quero que todos saiam do teatro e entendam Shakespeare e tenham orgulho de assistir, sem dificuldade de compreensão, uma peça desse que é o maior dramaturgo de todos os tempos", afirmou a diretora Nataly Lima.


"Sonho de uma noite de verão" apresenta uma história rica, com três núcleos de atuação distintos. Os atenienses, os Artesãos e os seres mágicos da Floresta de Atenas são os protagonistas dessa trama. A peça começa quando a jovem Hérmia se recusa a se casar com Demétrio, o que leva seu pai, Egeu, a buscar a intervenção do Duque de Atenas para resolver a situação. As leis em Atenas eram rigorosas, e Hérmia poderia até mesmo ser condenada à morte se não se casasse. Ela decide fugir para a floresta com seu verdadeiro amor, Lisandro, e Demétrio e sua amiga Helena os seguem. Na floresta, o duende Puck cria confusões na vida desses jovens. O segundo núcleo apresenta Titânia, rainha das fadas, e Oberon, rei dos elfos, um casal com algumas desavenças. Por fim, temos o terceiro núcleo, composto pelos Artesãos de Atenas, que se reúnem na floresta para ensaiar uma peça a ser apresentada no casamento de Teseu e Hipólita. "Sonho de uma noite de verão" é considerada a melhor comédia escrita por Shakespeare.


O Grupo TransformArte, fundado por Nataly Lima em 2014, tem como principal objetivo levar a arte a todos os lugares de forma acessível, trazendo transformação para a vida de jovens, adultos e crianças por meio do ensino do teatro e da dança. Desde então, o grupo já atendeu mais de 750 alunos nas cidades de Ponta Grossa, Imbaú, Telêmaco Borba e Ipiranga, proporcionando aulas de teatro e dança.


A Moção de Aplauso concedida pela Câmara Municipal de Ponta Grossa é um reconhecimento ao talento e dedicação do Grupo TransformArte, bem como à diretora Nataly Lima, por sua contribuição no fomento da cultura e na promoção da arte acessível a toda a comunidade. A peça "Sonho de uma noite de verão" marcou um importante marco na trajetória do grupo e fortaleceu ainda mais o cenário artístico local.


Elenco Elenco: A peça "Sonho de uma noite de verão", do Grupo TransformArte, contou com um elenco talentoso composto por Alanna Ronko, Alexandre Ruppel, Beatriz Mendes, Crislon Consul, Cristielly Wardzinski, Emanuel Pereira, Gabi Ditzel, Guto Correa, Kellvyn Dias, Leonardo Lopes, Maria Malucelli, Néttellyn Barbosa, Raphael Gritz, Rogério Vriesman e Ronaldo Filho. Sob a direção e adaptação de Nataly Lima, esses atores deram vida aos personagens e proporcionaram uma atuação brilhante e envolvente. Com o apoio de Gustavo Martins na sonoplastia e Gabriel Lima na iluminação, a peça se destacou pela harmonia sonora e visual. O trabalho de Leonardo Lopes como assistente de direção foi fundamental para o sucesso da encenação, assim como a valiosa contribuição de Gabriela Ditzel e Cristielly Wardzinski como assistentes de produção, garantindo a eficiência e organização nos bastidores.


O Grupo TransformArte continua a desempenhar um papel fundamental na formação cultural da cidade e a levar o teatro e a dança a todos os cantos, inspirando e transformando vidas por meio da arte.

bottom of page