top of page

Grupo de Teatro Científico da UEPG apresenta peça inspirada em Ailton Krenak no Fenata

  • hassliviamaria
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura
GTC - UEPG | Foto: Lívia Maria Hass
GTC - UEPG | Foto: Lívia Maria Hass

 Na terça-feira (11), o Grupo de Teatro Científico da UEPG  esteve nos palcos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) em meio às festividades do Festival Literário Artístico e Cultural (FLAC). A peça que integrou a programação, “Sete ensaios depois do fim do mundo”, foi apresentada no terceiro dia do Festival Nacional de Teatro (Fenata), no palco Noite Estrelada, às 18h. 


A peça conta a história de um aluno e um professor que estão presos em uma sala de aula. Cercados pelo caos do fim do mundo, os personagens tentam desvendar as causas da devastação do planeta. A peça é dividida em sete partes, sendo elas os “sete ensaios” que acompanham as ideias do autor Ailton Krenak em diversas obras.


GTC - UEPG | Lívia Maria Hass
GTC - UEPG | Lívia Maria Hass

A criação da peça surgiu como uma demanda externa ao grupo, incentivada pela leitura das obras de Krenak. O professor e ator do GTC, Jocemar Chagas, explica que o espetáculo “Sete Ensaios Depois do Fim do Mundo” é majoritariamente inspirado na obra “O Amanhã Não Está à Venda”.


“Percebemos que ele comenta muito sobre o mundo atual em que a gente vive. Ele fala sobre a pandemia, ele fala sobre os anti-vacinas, ele fala sobre a forma desordenada que a nossa sociedade ocidental ocupa o planeta inteiro”, explica. 


Segundo o ator, a narrativa aborda três temas centrais: as vacinas, a pandemia e a emergência climática. Jocemar explica que a peça foi escrita sob a preocupação de combater a desinformação. “No nosso Grupo de Teatro Científico, a gente tenta comunicar algo de conhecimento. No caso dessa peça, ela é muito específica no combate às fake news sobre a emergência climática, à saúde pública…”, pontua. 


Na terça-feira (11), o grupo apresentou somente o primeiro, o sexto e o sétimo ensaio, devido ao formato do evento. “A peça é muito adequada para um espaço fechado e aqui é amplo. Então, a gente acabou reduzindo um pouco”, explica Jocemar. 


Foto: Lívia Maria Hass
Foto: Lívia Maria Hass

A peça, que estreou em 2024, foi apresentada pela 18ª vez pelo Grupo de Teatro Científico da UEPG, que é maioria na programação da mostra de Teatro Científico do Fenata. O grupo realizou cinco apresentações na mostra, contando com a estreia de “Pingo, uma gotinha rumo ao mar”. O espetáculo “Sete Ensaios Depois do Fim do Mundo” encerrou a participação da equipe no 53º Fenata.


Por Lívia Maria Hass sob supervisão de Maria Malucelli


Comentários


  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page