• Redação

Grupo de Teatro Científico da UEPG está com vagas abertas

Projeto busca promover ações teatrais voltadas à divulgação da Ciência na comunidade

O projeto prevê a formação do grupo de teatro e a oferta de oficinas formativas aos seus membros. Foto: Reprodução

O Projeto do Grupo de Teatro Científico da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), busca promover ações teatrais voltadas à divulgação da Ciência na comunidade e está com 10 vagas abertas para participantes em diferentes áreas: atuação, caracterização/maquiagem, cenografia, figurino, iluminação, produção de conteúdo para mídias, roteirização e sonoplastia.


O primeiro encontro com o grupo (a partir do qual os participantes serão selecionados) acontecerá no próximo dia 21 de março, às 9h, no auditório central da UEPG (campus centro). As inscrições devem ser feitas através deste link.


O projeto de extensão envolve três departamentos (Química, Matemática e Artes) e dois setores de conhecimento (Exatas e Ciências Humanas, Letras e Artes) da UEPG, bem como estudantes de graduação e pós-graduação, professores e agentes universitários da instituição e comunidade externa interessados em produzir e apresentar peças teatrais que abordem a Ciência como temática central, em vista da divulgação científica.


O projeto prevê a formação do grupo de teatro e a oferta de oficinas formativas aos seus membros (com algumas vagas para pessoas da comunidade em geral) sobre elementos teatrais como cenografia, figurino, sonoplastia, iluminação, dramaturgia, maquiagem, entre outros. O grupo se reúne semanalmente (toda segunda-feira das 9h às 12h no Auditório Central da UEPG) para estudos, criação e montagem de peça teatral que tenha a Ciência como temática central.


Após a montagem, serão feitos ensaios para as apresentações que devem ocorrer em escolas, teatros e outros espaços. O público a ser alcançado com as apresentações teatrais é composto, majoritariamente, por estudantes, professores e agentes educacionais da educação básica e do ensino superior, bem como a comunidade externa em geral da cidade de Ponta Grossa e da região dos Campos Gerais.