top of page
  • Redação

Grupo da Biblioteca vence premiação dos grandes contadores de histórias

Para comemorar o reconhecimento, os contadores da Biblioteca apresentam, entre os dias 17 e 22

Grupo Era Uma Vez, da Biblioteca Pública do Paraná, vence o Prêmio Baobá, dedicado aos principais contadores de histórias do país. Foto: Kraw Penas


A Biblioteca Pública do Paraná está entre os vencedores da 5ª edição do Prêmio Baobá, dedicado a artistas, autores, editoras, coletivos e instituições que difundem e fortalecem a contação de histórias no Brasil. Mantido pela BPP, o grupo de contação Era Uma vez, formado por funcionários e estagiários da Seção Infantil, foi um dos 15 projetos escolhidos e participou da cerimônia de entrega dos troféus — realizada em setembro, na cidade de Goiás (GO), conhecida como terra natal da escritora Cora Coralina (1889-1985).


Para comemorar o reconhecimento, os contadores da Biblioteca apresentam, entre os dias 17 e 22, sessões diárias com histórias da poeta goiana, em dois horários. A entrada é gratuita.


“O Baobá foi criado para valorizar os contadores e identificar instituições públicas e privadas que fomentam o interesse pelo livro e o gosto pela leitura”, afirma a produtora cultural e pesquisadora Andréa Souza, criadora da premiação. Segundo ela, o grupo da Biblioteca Pública foi reconhecido por “combinar talento, criatividade, sincronia e performance”.


O Era Uma Vez também desenvolve propostas artísticas sobre os conteúdos apresentados para interagir com as crianças após as sessões de contação. Em Goiás, o grupo mostrou uma adaptação do livro "As Cocadas", de Cora Coralina, na casa em que a autora viveu — e onde hoje funciona um museu em sua memória.


“Esse trabalho surgiu da vontade de ter um material mais autoral no repertório, criado dentro da Seção Infantil a partir de um diálogo entre as nossas áreas”, diz Saymon Wendell, estudante de Artes Cênicas e integrante do Era Uma Vez, que também conta com alunos do curso de Artes Visuais.


Completam o grupo Marcella Ventura, Lua Busnello, Gabriel Martins, Eric Sponholz, Adão Gomes, Antônio Miranda, Beatriz Baltazar, Beatriz Sampaio, Maria Eduarda Santana, Natália Eloísa e Raina Costa.


Serviço:

Contação das histórias - "As Cocadas" e "O Prato Azul-Pombinho", de Cora Coralina, com o grupo Era Uma vez

Data: 17 a 22, às 11h e 15h (no dia 19, somente às 11h)

Seção Infantil

Entrada gratuita


Por AEN

bottom of page