top of page
  • Foto do escritorRedação

FUC Reverbera promove atividade sobre direitos autorais

O evento inicia às 19h e é aberto aos interessados no tema, como músicos amadores e profissionais, produtores musicais e universitários

FUC Reverbera promove atividade sobre direitos autorais. Foto: Divulgação

A Diretoria de Assuntos Culturais da Universidade Estadual de Ponta Grossa (DAC-UEPG) promove na próxima terça-feira (28) uma atividade extra do Programa FUC Reverbera. Os participantes terão webinário sobre ‘Direitos Autorais’, com Danieli Corrêa, gerente da filial de Porto Alegre da União Brasileira de Compositores (UBC). O evento inicia às 19h e é aberto aos interessados no tema, como músicos amadores e profissionais, produtores musicais, universitários, entre outros.


Sandra Borsoi, diretora de assuntos culturais, explica que a o webinário trará conceitos ligados ao direito autoral e aos direitos conexos. “Como funciona a gestão coletiva da música, bem como a distribuição dos valores arrecadados”. O A palestrante também abordará a importância do registro de obras e fonogramas em banco de dados em associações oficiais capazes de gerarem o ISRC – código mundial que permite a arrecadação de direitos autorais.


Danieli Corrêa implantou a filial da UBC em Porto Alegre em 2006, a qual atende mais de 4 mil artistas de toda região sul do país. Danieli é formada em Comunicação Social com ênfase em Marketing na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), possui especialização em Propriedade Intelectual e Direitos Autorais pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi) e curso sobre Copyright na Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores (Cisac).


FUC Reverbera

O FUC Reverbera integra ao 33º Festival Universitário da Canção (FUC), que será realizado de forma on-line, dia 06 de outubro, pelas redes sociais da UEPG. “O Programa FUC Revebera foi criado para incentivar o empreendedorismo e fomentar a inovação; facilitar a autogestão de carreiras artísticas; promover um espaço de trocas, aprendizado mútuo e cocriação; e orientar na construção de pontes e conexões com todos os elos do mercado musical”, destaca Sandra. O seminário será transmitido pela plataforma Google Meet. Para participar, o interessado pode se inscrever gratuitamente pelo formulário disponível no link.


O FUC tem apoio do Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific), Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Política Cultural; promoção da Rede Paranaense de Comunicação; patrocínio de Sicredi; e parcerias da Sala do Empreendedor, Prefeitura Municipal de Ponta Grossa, Fecomércio Paraná, Sesc Paraná, Feira Internacional da Música do Sul (Fims), A Fábrica, Casa das Artes, Gabriel Ramos Fotografia, Estratégia Projetos Criativos, aRede, Jornal da Manhã, Rádio Lagoa Dourada, Cultura Plural, Culturação, TM Studio, ALB Vídeo e Whols Produções; e integração do Vale dos Trilhos.


Fonte: Assessoria UEPG/Adaptador por Jéssica Natal

bottom of page