top of page
  • Foto do escritorRedação

Fotógrafo de PG recebe menção honrosa no Brasília Photo Show

Clebert Gustavo, que trabalha com fotografia desde 2006, foi premiado no maior festival de fotografia da América Latina

Foto 'Dona Maria', que recebeu menção honrosa no Brasília Photo Show. Foto: Clebert Gustavo

O fotógrafo ponta-grossense Clebert Gustavo recebeu 'Menção Honrosa' no Brasília Photo Show (festival que iniciou em 2015) pela foto 'Dona Maria'. É a quarta vez que ele participa da competição e já recebeu três menções honrosas, além de vencer o terceiro lugar em 2022.


Com passagem por jornais de Ponta Grossa, como pelo Jornal da Manhã e Portal aRede, Clebert trabalha como fotógrafo desde 2006. Ele conta que a curiosidade sobre fotografia surgiu ainda quando criança, mas somente depois de realizar um estágio aos 14 anos, em uma emissora de televisão, que ele pensou em se tornar profissional. Atualmente, ele trabalha com fotojornalismo e conta que sempre tenta passar uma informação através da imagem. "Cada foto tem uma história e cada uma passa uma mensagem diferente. Quando tiro uma foto, a intenção é sempre que ela passe uma mensagem".


Ele relata que, através da foto 'Dona Maria', quis representar todas as mulheres que trabalham no campo. "São tantas 'Donas Marias' que a gente conhece, e que também é o nome de muitas pessoas das nossas famílias, como uma tia, avó ou mãe. E é justamente isso que quero mostrar". Segundo ele, a imagem se trata de uma agricultura familiar, do dia a dia. "O que eu quero é dar visibilidade a essas pessoas que estão muito presentes na nossa vida e às vezes não damos importância".


Para o fotógrafo ponta-grossense foi uma honra receber a 'Menção Honrosa', podendo homenagear a força da agricultura da região dos Campos Gerais. "É sempre uma honra ter a oportunidade de participar de um concurso desse porte, onde fazem parte pessoas de todo o Brasil e até mesmo do mundo. Além de estar entre os grandes nomes da fotografia". Clebert diz que se sente honrado em poder mostrar um pouco da arte, da região e do estado do Paraná.


Por aRede

Comments


bottom of page