top of page
  • Foto do escritorRedação

Flyers literários serão distribuídos em evento nesta sexta-feira (19)

Pela segunda vez, as crônicas colecionáveis são entregues ao público em ações culturais da cidade

Pela segunda vez, as crônicas colecionáveis são entregues ao público em ações culturais da cidade. Foto: Divulgação

A Princesa dos Campos é a protagonista das crônicas de Vieira Filho e Vieira Neto por quase 70 anos na coluna Perfis da Cidade, veiculada em rádios e jornais ponta-grossenses. Os acontecimentos das ruas e esquinas da cidade, as mudanças na paisagem, as peculiaridades do município e os personagens - por vezes anônimos - que foram descritos primeiramente por Guaracy Paraná Vieira (Vieira Filho), dos anos 1950 a 1990, continuam sendo registrados por Flávio Madalosso Vieira (Vieira Neto), que prosseguiu alimentando a coluna com seus textos.


As crônicas de Flávio Madalosso foram transformadas em flyers literários, numa edição colecionável que será distribuída gratuitamente nesta sexta-feira, a partir das 19h, no Sesc Estação Saudade, durante o lançamento dos livros da coleção Memórias Afetivas, da editora ABC Projetos.


Esta é a segunda ação de distribuição de flyers, que dá continuidade ao projeto Perfis da Cidade - a saga com Vieira Neto, aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (PROMIFIC), com patrocínio das Lojas MM Mercadomóveis e do Sicredi.


Segundo Flávio Madalosso Vieira, autor do livro, as crônicas pertencem integralmente ao público. "Estes flyers vão cumprir bem essa função de levar ao público o que é do público. O livro, propriamente, também. Chegando a escolas e bibliotecas também vai alcançar os verdadeiros donos, porque eu só escrevo as crônicas, elas são de quem quiser”, afirma. A organizadora Renata Regis Florisbelo completa afirmando que os flyers são como um aperitivo do livro ao público.


Como medida de acessibilidade e aspecto de multimídia, os flyers e o livro têm QR Codes contendo uma leitura gravada, possibilitando uma outra forma de comunicação. “Aquele narrador que está lendo coloca a emoção e vivência dele, então tudo isso traz uma outra qualidade de recepção deste conteúdo por parte do leitor”, afirma Florisbelo.

bottom of page