top of page
  • Foto do escritorRedação

"Festival Prosiá" está com as inscrições abertas

O projeto visa fomentar e provocar a pesquisa de criação teatral em Ponta Grossa e servir de palco para estreia de espetáculos e apresentação de cenas

Imagem do I Festival Prosiá de 2021. As inscrições para a edição deste ano já estão abertas. Foto: Arquivo CA

O Coletivo Cacareco irá realizar o II Festival de Teatro Prosiá durante os dias de 26 a 30 de julho de 2022, projeto aprovado pela Programa de Incentivo Fiscal (Promific). O projeto tem como objetivo fomentar as artes cênicas na cidade de Ponta Grossa-PR e proporcionar ao público, de forma gratuita, espetáculos produzidos por artistas locais.


O projeto também visa fomentar e provocar a pesquisa de criação teatral em Ponta Grossa e servir de palco para estreia de espetáculos e apresentação de cenas. O projeto abrirá espaço para grupos de teatro ponta-grossenses selecionados por esse edital apresentarem peças inéditas e para artistas independentes com cenas curtas.


A ideia, segundo os idealizadores do projeto, é fomentar o diálogo entre artistas, produtores, técnicos, público e criadores; estimular a criatividade; promover capacitação coletiva; e proporcionar ao público acesso às produções artísticas produzidas localmente. Nesse momento, com a volta da plateia aos teatros, o Coletivo Cacareco, os grupos teatrais parceiros e os produtores associados consideram importante o estímulo ao fazer teatral através das conexões e parcerias, possibilitando um lugar coletivo de apresentações.


Segundo os organizadores, o Festival será dividido em duas categorias: uma delas é a estreia de espetáculos (mostra não competitiva, categoria I) e a segunda será um concurso de cenas curtas (categoria II). Na categoria I, serão selecionados até 8 espetáculos para estreia no formato de mostra e, sem premiação. Na categoria II serão selecionadas até 12 cenas curtas que irão competir entre si. Todos os espetáculos e cenas curtas selecionadas serão apresentados de forma presencial em espaços selecionados pela organização do festival.


As premiações variam, cada grupo selecionado para a categoria I, receberá uma ajuda de custo no valor de R$ 4 mil e na categoria II, a premiação será 7 troféus em diferentes categorias além de um valor total de R$ 1,6 mil. As inscrições estão abertas do dia 15 ao dia 30 de abril. A inscrição é gratuita, e pode ser feita através deste link aqui!


Da Assessoria

bottom of page