top of page

Festival Gralha Azul destaca talento de autoras paranaenses e aproxima crianças da literatura

  • Foto do escritor: culturacaopg
    culturacaopg
  • há 3 dias
  • 3 min de leitura
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Com uma programação que une rodas de conversa, palestras e atividades lúdicas, a segunda edição do Festival Gralha Azul de Vivências Literárias acontece na próxima quinta e sexta-feira (11 e 12) no Sesc Estação Saudade. A iniciativa, promovida pela ABC Projetos Culturais, conta com incentivo da Secretaria Municipal de Turismo e do Conselho Municipal de Turismo, patrocínio da Continental e promoção da RPC.


O evento é um desdobramento do trabalho iniciado em julho, quando a Biblioteca Gralha Azul lançou 12 obras infantojuvenis inéditas, produzidas por autoras paranaenses selecionadas por meio de edital. Além de estarem disponíveis para consulta e download gratuito no site da biblioteca, esses títulos serão debatidos em rodas de conversa que aproximam o público do universo literário e criativo.


Para a ilustradora Ana Kozuki, que assina A Magia das Araucárias, a iniciativa rompe barreiras geográficas e amplia o acesso à produção cultural. “A grande maioria dos eventos literários e artísticos acontece no Sudeste do Brasil e o Festival de Vivências Literárias sai desse padrão. É um evento acessível que permite que pessoas de outras localidades também possam participar e conhecer novos artistas”, afirma. Ela ainda ressalta a importância de dar visibilidade ao trabalho de autoras e ilustradoras locais. “Essa troca será muito importante para mostrar a seriedade da nossa profissão e a importância da ilustração não só no desenvolvimento da criança, mas também na vida dos adultos.”


O festival também será espaço para reencontros. Joeli da Paz Gelinski, que participou da primeira edição, retorna este ano com a obra Flores para Margarida. “O festival se utiliza de várias formas de expressão e isso atinge as diversas percepções do público, característica que eleva a sua qualidade, pois alcança as pessoas com diferentes gostos, em especial as crianças”, comenta.


Para Luane Spak, autora de Luna e as estrelas, a experiência vai além do lançamento do livro. “Eu não imaginava que haveria um momento de encontro com as demais autoras e eventuais leitores, e isso só engrandece ainda mais o projeto, na mesma medida em que nos dá esse espaço para interação”, relata. Ela também destaca o peso de um evento voltado exclusivamente para mulheres: “É comum que se desencoraje jovens escritores, especialmente as mulheres… Ainda é muito forte a cultura do ‘isso não é um trabalho sério’. Realmente acredito que ter contato com tais exemplos sirva de incentivo.”



A programação se estende com palestras de nomes como Glória Kirinus, que aborda o tema Quando os Poetas Pensam a Educação, e Miguel Sanches Neto, que encerra o festival com Literatura como comunicação lúdica, além do lançamento de dois livros infantis de sua nova coleção, sendo eles: “Estatuto de um novo mundo para os animais” e “Um cachorro chamado Socorro”.


Entre uma atividade e outra, o público poderá vivenciar experiências literárias imersivas inspiradas nos livros recém-lançados, com jogos, brincadeiras e oficinas interativas — como a ação que relaciona a obra A Magia das Araucárias à produção jornalística, conduzida por acadêmicos de Jornalismo da UEPG.


Serviço

II Festival Gralha Azul de Vivências Literárias

Datas: 11 e 12 de setembro

Local: Sesc Estação Saudade – Ponta Grossa (PR)

Entrada: Gratuita

Destaques da programação:

  • Rodas de conversa com autoras e ilustradoras

  • Palestras com Glória Kirinus e Miguel Sanches Neto

  • Atividades lúdicas e imersivas inspiradas nas obras lançadas

  • Obras disponíveis para download gratuito no site da Biblioteca Gralha Azul

  • Mais informações: bibliotecagralhaazul.com.br



Com informações: Assessoria

Comentários


  • Facebook Basic Black
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone YouTube
bottom of page