Festival Afro Lapa fortalece cultura afro-brasileira e projeta a negritude paranaense no cenário nacional
- culturacaopg
- 8 de jul.
- 2 min de leitura

A cultura afro-brasileira do Paraná ganha novos contornos e protagonismo com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à cultura. Entre os destaques desse novo ciclo, impulsionado pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), está o renascimento da Congada da Lapa, manifestação tradicional que passa a ocupar um lugar de referência no estado.
Um dos principais marcos dessa retomada é o projeto “Afro Lapa – Festival da Congada”, que obteve nota máxima na seleção do Programa Paraná Festivais, da Secretaria de Estado da Cultura. A iniciativa, que será realizada em novembro de 2025, durante o Mês da Consciência Negra, transformará a cidade histórica da Lapa (PR) em um polo de expressão afro-brasileira contemporânea.
Idealizado pelo produtor cultural e conselheiro estadual de cultura Bruno Oliveira, o festival une memória, identidade e inovação, com uma programação que pretende ocupar os diversos espaços da cidade com ações que dialogam com a ancestralidade e as demandas atuais da juventude negra.
“A Lapa tem história. Agora, ela também tem um festival para celebrar sua negritude”, afirma.“Entre o tambor e o beat. Entre a fé da Congada e a energia das ruas. Entre tradição e modernidade. O Afro Lapa é raiz, mas também é afrofuturista”, reforça Bruno, que nasceu na Lapa e tem se destacado por sua atuação em projetos com impacto cultural e social.
A Congada como eixo de transformação
A proposta vai além da realização de um festival. O projeto busca consolidar a Congada da Lapa como um hub cultural, capaz de articular ações de memória, religiosidade, arte urbana, formação cidadã, oficinas, esportes e representatividade. A ideia é que a manifestação, além de preservada, seja ativada como ferramenta de desenvolvimento cultural contínuo e conectado ao presente.
Dentro dessa perspectiva, a Associação Congada da Lapa também foi responsável pela realização da exposição “Coroados: A Congada da Lapa”, que esteve em cartaz recentemente na PUCPR. A mostra reuniu registros fotográficos, trajes e objetos simbólicos da tradição, dando visibilidade à história e resistência das famílias que mantêm viva essa expressão há gerações.
Outro passo importante da associação é o processo de reconhecimento como Ponto de Cultura, via Política Nacional de Cultura Viva, o que permitirá acesso continuado a políticas de fomento e consolida o papel comunitário da congada como espaço de criação, encontro e cidadania.
A articulação entre essas iniciativas mostra o impacto direto das novas políticas culturais em curso no país. A PNAB, neste contexto, tem permitido que manifestações antes relegadas ao campo simbólico se consolidem como estratégias de desenvolvimento econômico, social e identitário.
Serviço
Afro Lapa – Festival da Congada
Novembro de 2025 Lapa – Paraná
Mais informações: @afrolapafestival
Com informações: Assessoria
Comentários