Exposição itinerante leva ao Terminal Central imagens históricas de bairros e distritos de Ponta Grossa
- culturacaopg

- há 8 horas
- 2 min de leitura

Uma nova mostra pública de fotografias está ocupando o Terminal Central e chamando a atenção de quem passa pelo local. A exposição “Cenas da Cidade” reúne registros que ajudam a reconstruir parte da memória de Ponta Grossa por meio de imagens cedidas por famílias e instituições de diferentes regiões do município. As fotografias foram digitalizadas pelo Museu Cenas de Ponta Grossa a partir de acervos pessoais de moradores da Vila Nova, Guaragi, Itaiacoca, Periquitos e da Comunidade Remanescente Quilombola Sutil, além de registros provenientes da Paróquia Espírito Santo.
A iniciativa apresenta apenas uma fração do extenso material reunido ao longo da pesquisa. Mais de mil imagens foram catalogadas pelo projeto desenvolvido pela Estratégia Projetos Criativos e ABC Projetos Culturais, que há meses percorre territórios, escaneando acervos e recolhendo memórias visuais. “Esta exposição reúne apenas uma parte das histórias que encontramos nesses territórios. São imagens que ajudam a compreender como as comunidades se organizam, convivem e constroem seus vínculos. Ao preservar e disponibilizar as fotografias de forma virtual, e agora presencial, reforçamos a importância desses sujeitos na constituição da cidade”, afirma o historiador Eduardo Terleski.
As fotografias expostas registram situações cotidianas, sociabilidades, festas comunitárias, contextos educativos e cenas domésticas que antes estavam guardadas apenas em gavetas, arquivos escolares ou estantes familiares. Elas agora fazem parte de um acervo com acesso público e gratuito pelo site www.museucenas.com.br, ampliando a circulação dessas memórias. A mostra também inclui painéis com QR Codes para audiodescrição, tornando o conteúdo acessível a pessoas com deficiência visual. “Por meio das imagens, podemos visualizar modos de vida muitas vezes restritos ao âmbito doméstico ou comunitário, trazendo à tona práticas que demonstram o cotidiano de bairros e distritos, mas que raramente são documentadas por acervos institucionais”, destaca a diretora geral do Museu Cenas, Alessandra Bucholdz.
A circulação dos painéis teve início durante o 3º Festival Literário, Artístico e Cultural (FLAC) no campus da UTFPR Ponta Grossa, nos dias 12 e 13 de novembro, e agora avança para espaços de grande fluxo urbano, como o Terminal Central, que recebe cerca de 40 mil pessoas por dia. Para o diretor executivo do Museu Cenas, Eduardo Godoy, a estratégia amplia o alcance do projeto e promove novas relações da população com a própria história. “Ao circular pelo Terminal Central e pela UTFPR, estas imagens tornam-se acessíveis a públicos distintos. Nosso objetivo é valorizar arquivos pessoais e dar visibilidade ao cotidiano das famílias que constroem diariamente a cidade, criando um panorama plural da memória local que amplie a compreensão sobre a diversidade de experiências que moldam a cidade”, ressalta.
A exposição integra a etapa final do projeto “Cenas da Cidade”, que dedicou cinco meses ao levantamento, digitalização e catalogação de fotografias históricas. A ação é financiada pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura – Governo Federal, com execução da Secretaria Municipal de Cultura de Ponta Grossa.
Serviço
Exposição “Cenas da Cidade”
Local atual: Terminal Central de Ponta Grossa
Acesso: Gratuito
Disponível também em: www.museucenas.com.br
Recurso de acessibilidade: QR Codes com audiodescrição em cada painel
Com informações: Assessoria







Comentários