top of page
  • Foto do escritorRedação

Evento marca abertura oficial do Projeto "Sou PG"

Ocasião contou com instituições parceiras e participantes selecionados; programa se destina aos profissionais do setor de souvenir associado ao turismo de Ponta Grossa

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Turismo, realizou o lançamento oficial do Projeto "Sou PG" no auditório do Sebrae. Foto: Divulgação


Nesta quarta-feira (08), a Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Turismo, realizou o lançamento oficial do Projeto Sou PG no auditório do Sebrae. Na ocasião, houveram palestras direcionadas ao turismo e souvenir aos candidatos selecionados para participar do programa.


Para a prefeita Elizabeth Schmidt, fomentar o setor de souvenir como produto associado ao turismo incentiva o profissional a empreender neste ramo e crescer no mercado. “Os selecionados para o Sou PG poderão ampliar seus produtos, ter maior qualificação para atender o comércio de souvenir, formar parcerias e redes de contato com outros produtores, além de divulgar a sua marca e promover a cultura e turismo de Ponta Grossa”, salienta.


O secretário de Turismo, Paulo Stachowiak, explica que o souvenir é muito importante para a atividade turística, pois traz possibilidades de promover o patrimônio cultural. “Uma das paixões dos turistas é levar uma ‘lembrancinha’ de recordação da sua viagem e cada lembrança precisa conter um detalhe que resgate a memória do local visitado, como aqui em Ponta Grossa, temos o símbolo da taça, representando o nosso Parque Vila Velha. O Sou PG pretende incentivar justamente a criatividade dos artesãos, para que surjam novas propostas de souvenir que marquem a memória dos nossos visitantes”, conta.


Segundo a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, a arte é a expressão máxima de um povo e indica suas particularidades, as regionalidades, ou seja, a sua cultura. “O Sou PG nos traz identidade, senso de pertencimento, valorizando a economia criativa tão importante para a construção de uma cidade inteligente. Estamos trabalhando a inovação com esse segmento tão importante para nossa economia que é o Turismo, juntamente com todos os parceiros na busca de uma identidade coletiva”, afirma.


O Sou PG se destina para profissionais criativos que possuam capacidade de produção e comercialização de souvenir. O programa pretende fomentar o setor de souvenir na confecção de produtos inovadores e que representem a cidade. O objetivo é buscar novas oportunidades de negócios para produtores locais e incentivar o empreendedorismo, por meio de oficinas e consultorias de design e mentorias financeiras.


Realização

O projeto é uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Turismo, SEBRAE/PR e demais entidades e secretarias parceiras, como: Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, Secretaria Municipal de Cultura, Departamento de Marketing e Publicidade da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, Agência de Inovação (Vale dos Trilhos), Ponta Grossa Campos Gerais Convention & Visitors Bureau, ADETUR, Departamento de Turismo da UEPG e COMTUR (Casa do Artesão).


Da Assessoria

bottom of page