top of page
  • Foto do escritorRedação

Evento de mototurismo em Ponta Grossa inicia nesta sexta-feira

Programação contempla passeio em 'Vila Velha', além de atividades com shows e festival food truck

'Rota 01' marca o primeiro passeio de mototurismo da América do Sul. Foto: Divulgação.

Acontece neste fim de semana, a programação alusiva a comemoração dos 100 anos do primeiro passeio de Mototurismo da América do Sul, a 'Rota 01'. O evento contará com a participação de centenas de motociclistas que terão o privilégio de participar de um passeio pelo Parque Estadual de Vila Velha, nesta sexta-feira (25), com saída da XV de Novembro com a 7 de setembro, às 13h30. Já no período da noite, as atividades com shows e festival de food trucks iniciam às 18h30. O evento é gratuito e aberto a toda comunidade.


Já no sábado, às 8h30, será inaugurado o totem em comemoração ao feito histórico dos amigos Ricardo Wagner e Afonso Lange, que percorreram cerca de 400 km, saindo de Ponta Grossa com direção a Antonina, no litoral do Estado. A façanha ficou reconhecida como 'Rota 01' do Mototurismo. Após a inauguração, os motociclistas partem para Antonina, onde participam do 3º encontro dos amantes de duas rodas. O reconhecimento ao feito histórico dos amigos rendeu uma data para as comemorações e em 18 de agosto deste ano, o governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) instituiu o dia 23 de agosto como 'Dia do Mototurismo no Paraná, passando a fazer parte do calendário oficial de eventos do Estado.


História

Em 20 de agosto de 1923, Wagner e Lange partiram de Ponta Grossa com destino a Antonina. Os registros desse percurso foram feitos na garupa de uma Harley-Davidson modelo 16-F Twin, ano 1916, pilotada por Wagner e em Indian, na época concorrente direta da Harley, provavelmente do ano 1919. O feito ficou gravado na história e em imagens da aventura vivida pelos dois amigos. Os 400 km percorridos contaram com muita poeira, travessia de pequenas pontes e com muitos trechos difíceis. Os relatos dão conta que entre as companhias da estrada estavam os buracos, tempestades e até acidentes de trem.


Serviço

Nesta sexta-feira (25), a partir das 18h, a rua XV de Novembro entre rua a Augusto Ribas e 7 de Setembro estará fechada. A rua Engenheiro Schamber permanece aberta, porém, sem acesso à rua XV de Novembro.


Para saber mais sobre o evento e como participar, os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (42) 9 8811-1100.


Da Assessoria

Comments


bottom of page