top of page
  • Foto do escritorHurlan Jesus

Evento celebra a vida e legado de Corina Portugal no centro de PG

"Corina de Todos Nós" foi um encontro que contou com a participação de diversos grupos e personalidades que se uniram para homenagear Corina Portugal

Evento celebra a vida e legado de Corina Portugal no centro de Ponta Grossa. Foto: Divulgação

No último sábado (6), a concha acústica da praça Barão do Rio Branco, no centro de Ponta Grossa, foi palco de um evento emocionante intitulado "A Corina de Todos Nós". O encontro contou com a participação de diversos grupos e personalidades que se uniram para homenagear Corina Portugal e reafirmar ações de combate à violência contra as mulheres.


Um dos destaques do evento foi a presença do Núcleo Maria da Penha (Numape), representado pela professora Roseni. Durante sua participação, a professora explicou o contexto em que o Numape atua, ressaltando a importância do combate à violência contra a mulher e a promoção da igualdade de gênero na sociedade.


Outro momento marcante foi a participação do ‘Bando Mulheres’, que realizou a leitura de um capítulo da novela baseada na história de Corina Portugal. Através da leitura, o grupo proporcionou aos presentes uma imersão de Corina, relembrando sua vida e o impacto que ela tem na sociedade.


A professora, escritora e pesquisadora Dione Navarro também marcou presença, ela que é uma das organizadoras do evento. Em sua participação, Dione declamou um poema sobre mulheres, emocionando o público presente.


Além disso, representantes da Casa do Artesão estiveram presentes, incluindo a presidente Maria Luíza, que falou sobre os trabalhos realizados na Casa e apresentou as peças produzidas em homenagem a Corina. Maria Luíza compartilhou um depoimento, ressaltando a importância de preservar a memória de Corina Portugal e valorizar o trabalho artesanal na comunidade.


O evento também contou com a presença de várias devotas de Corina Portugal, que compartilharam suas histórias e experiências relacionadas à figura venerada no imaginário popular como uma santa. Elas relataram graças recebidas e realizaram leituras de trechos do livro de Dione Navarro (Corina Portugal: Súplicas e Respostas), que emocionaram a todos os presentes.


"A Corina de Todos Nós" foi um momento especial de celebração da vida e do legado de Corina Portugal, uma figura importante na história da cidade de Ponta Grossa. O evento faz parte do projeto "134 anos: de Corina Portugal à Maria da Penha", idealizada pela Academia Ponta-grossense de Letras e Artes (APLA) e Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) com a parceria de diversos artistas e escritores da cidade.

Fotos: Daniela Esteche Maciel

Comments


bottom of page