Estado do Paraná e Ibram assinam acordo para fortalecimento no setor museológico
- hassliviamaria
- 21 de ago.
- 2 min de leitura

Na última quarta-feira (20), a Secretaria de Estado da Cultura do Paraná (SEEC) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) firmaram um acordo de cooperação técnica que pretende alinhar as esferas estadual e federal no setor museológico paranaense. A iniciativa promete uma transferência de conhecimentos e a expansão das formas de fomento.
A solenidade aconteceu no Auditório Brasílio Itiberê, em Curitiba. O termo foi assinado pela secretária da Cultura, Luciana Casagrande Pereira, e pela representante do Instituto, Fernanda de Castro.
“Agora, com os municípios fortalecidos e a cultura em protagonismo, estamos no passo seguinte, que é a missão de fortalecer o Sistema Estadual de Museus. Nesse aspecto, a parceria com o Ibram é fundamental para avançarmos nessa pauta”, afirma a secretária.
O acordo encerrou os encontros do Programa (re)CONEXÕES em Curitiba, que aconteceram nos dias 19 e 20 de agosto.
(re)CONEXÕES
O Programa (re)CONEXÕES foi lançado pelo Ibram em janeiro de 2024 a fim de retomar o Programa Conexões, lançado em 2012. Agora, ele coleta contribuições para o Plano Nacional Setorial de Museus (2025-2035), percorrendo todos os estados brasileiros. A intenção é consolidar propostas para as iniciativas: reestruturação do Sistema Brasileiro de Museus (SBM); implantação do Sistema de Participação Social do Ibram (SPAS) e normatização do Fórum Nacional de Museus (FNM).
O (re)CONEXÕES em Curitiba reuniu profissionais de museus de todo o Estado, representantes da sociedade civil, estudantes, coletivos culturais e agentes públicos para discutir iniciativas estruturantes.
Após o Paraná, o Programa seguiu para os encontros no Rio Grande do Sul, que acontecem hoje (21) e sábado (23). A programação completa está disponível no site do Ibram.
Por Lívia Maria Hass sob supervisão de Maria Malucelli
Com informações: Secretaria de Estado da Cultura do Paraná
Comentários