top of page
  • Foto do escritorRedação

Espetáculo comemora dez anos de trajetória com apresentação em PG

Em caráter comemorativo, o Espetáculo Sobre lendas e mulheres fará uma apresentação no dia 15 de julho no Cine teatro Ópera

Espetáculo comemora dez anos de trajetória com apresentação em Ponta Grossa. Foto: Fernando Meira


No ano de 2022, o espetáculo Sobre lendas e mulheres comemora 10 anos de trajetória e resistência. Inicialmente criado em formato de contação de histórias, em Barbacena interior de Minas gerais pelas artistas Cleo Cavalcantty e Gisele Mello, Sobre lendas e mulheres foi concebido para dialogar com mulheres em situação de vulnerabilidade e sua construção estética foi inspirada nos contos e desdobramentos do livro Mulheres que correm com os lobos da Jungiana Drª Clarissa Pinkola Eztés.


A abordagem do resgate à mulher selvagem, protagonista da sua própria história e em conexão com sua linhagem ancestral ainda hoje permeia o espetáculo, porém, com o passar dos anos e com as trocas de elenco, o amadurecimento das atrizes e o aprofundamento no universo feminino, social e político o espetáculo veio sofrendo alterações para se adequar aos contextos atuais. Muitas mudanças aconteceram de 2012 até aqui. Um longo e árduo processo de pesquisa e autoanálise se fez necessário.


Hoje em dia além dos contos clássicos que permeiam o sagrado feminino, o espetáculo traz relatos das atrizes e de outras mulheres que dialogaram com o tema central do espetáculo desde sua criação por meio das ações de desdobramento propostas pelo espetáculo que hoje em dia se transformou em um projeto, que promove ações afirmativas no campo das artes, promovendo encontros, rodas de discussão e oficinas sociais e artísticas acerca dos arquétipos femininos.


Esse formato se potencializou com a volta da proponente da peça Cleo Cavalcantty ao município de Curitiba, onde juntamente com a multiartista Luana Godin deram seguimento às ações de desdobramento da peça, estruturadas de modo a ampliar seu alcance através de uma dinâmica de continuidade e pesquisa, inclusão e discussão de gênero.


“Acreditamos ser nosso dever enquanto artistas democratizar e possibilitar o acesso ao conhecimento por meio de ações artísticas inclusivas. Quanto mais mulheres alcançadas pelo conteúdo da peça, mais possibilidades de luta contra o cerceamento em todas as esferas que as mulheres vêm sofrendo ao longo dos anos.” Inúmeras mulheres já foram afetadas pelo projeto trazendo às atrizes, relatos de retomada de consciência e crescimento interior à partir das discussões propostas pelo Espetáculo.


A pauta mais evidente desta releitura em comemoração aos dez anos de resistência do espetáculo é o aumento do índice de violência contra as mulheres no período da pandemia, as questões de racismo estrutural vivenciadas pelas mulheres negras e seus desdobramentos, a queda de empregos para as mulheres, o etarismo e as agressões sofridas por mulheres negras e trans.


Apesar de ter em sua concepção cênica e estética assuntos que podem causar certo incômodo, Sobre lendas e mulheres caminha por todas as esferas dramatúrgicas de modo lúdico e visceral, pois além dos contos originais do livro o espetáculo é alinhavado por músicas do cancioneiro latino, trazendo à cena vozes como Mercedes Soza, Violeta Parra, Tarancón etc. Uma peça vibrante, dinâmica e mutável como todas as mulheres assim o são.


Em caráter comemorativo, o Espetáculo Sobre lendas e mulheres fará uma apresentação no dia 15 de julho no Cine teatro Ópera auditório B. às 19:30 Os ingressos podem ser adquiridos pelo link do Disk ingressos.


Sobre as artistas:

Cleo Cavalcantty é atriz, produtora e contadora de histórias, natural de Barbacena, Minas Gerais, sócia fundadora da Cia Girolê em Curitiba, que há quinze anos promove ações nas áreas de literatura, teatro e musica. Em sua trajetória já passou pelos grupos Ponto de Partida (MG), Cia do Abração (PR) e em seu currículo traz trabalhos e aprendizados com grandes nomes como o ator e diretor Sérgio Brito, Babaia, Gabriel Vilela, Gilvan de Oliveira, Milton Nascimento, Letícia Guimarães, Tereza Bruzzi, Bia Bedran, Jorginho de Carvalho, Edson Bueno, Rafael Camargo, Fernanda Júlia (Onisajé) etc.


Luana Godin é cantora, compositora, atriz, musicista e produz seu trabalho em música solo. Trabalha com música e teatro profissionalmente desde 2000 e já participou de vários projetos artísticos e educacionais.Em 2006 lançou o discos Ola. Seu primeiro álbum autoral, que apresenta a diversidade musical presente na formação da artista. No teatro está entre seus principais projetos as participações nos espetáculos “Outros 500” e “ Janaína não seja boba” Ambos do diretor Roberto Inocente e “Hoje é dia de Rock” com direção de Gabriel Vilela.

Foto: Divulgação

bottom of page