top of page
  • Foto do escritorRedação

Escolas de PG ganham kit sobre Parque dos Campos Gerais

O kit contém elementos característicos do patrimônio da região e informações adaptadas em linguagem acessível para o público infantil

Cada escola irá receber 10 jogos, totalizando 900 kits doados através da Secretaria Municipal de Educação. Foto: Divulgação

Um kit educativo, composto por um livreto e jogo de memória sobre o Parque Nacional dos Campos Gerais, está sendo distribuído gratuitamente a todas as escolas da rede municipal de Ponta Grossa. O kit contém elementos característicos do patrimônio da região e informações adaptadas em linguagem acessível para o público infantil. Desse modo, o projeto pretende levar informação e conscientização de forma lúdica para crianças na faixa etária entre 10 e 12 anos.

Cada escola irá receber 10 jogos, totalizando 900 kits doados através da Secretaria Municipal de Educação, além de 400 para o Sistema Estadual de Bibliotecas da Secretaria Estadual de Educação. Os demais exemplares foram distribuídos para o Laboratório em Turismo em Áreas Naturais, que desenvolve várias ações de educação patrimonial, e para patrocinadores do projeto.


O livreto que acompanha o jogo serve como material de apoio e também como um “miniguia”. “A ideia é que quando alguém que está jogando acerta uma carta, leia no livreto o que ela significa”, explica a coordenadora e idealizadora do projeto, Jasmine Moreira.


Conhecendo o Patrimônio do Parque Nacional dos Campos Gerais é um projeto aprovado pelo PROFICE – Programa de Fomento e Incentivo à Cultura do Estado do Paraná e está sendo executado com o patrocínio da empresa Continental do Brasil e apoio da ABC Projetos Culturais.


“Projetos como esse são importantes pois Unidades de Conservação são locais ideais para a interpretação do patrimônio e a conscientização, já que podem propiciar o aumento de conhecimento e o contato com o meio ambiente”, explica Jasmine, que é ponta-grossense e docente da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) há mais de 20 anos. “Nada mais justo do que criar um projeto para trazer benefício para a nossa comunidade e favorecer a conservação do nosso patrimônio”, ressalta.


O Parque Nacional dos Campos Gerais (PNCG) é uma Unidade de Conservação (UC) localizada nos municípios de Ponta Grossa, Castro e Carambeí, no Paraná. Foi criado em 2006 e tem a função de assegurar a proteção dos recursos naturais, plantas, animais, rios e belezas cênicas. Seu objetivo é preservar e conservar os campos nativos e as florestas de Araucárias que existem na região, além de proteger espécies ameaçadas de extinção.


“O principal objetivo do projeto é fazer com que os participantes que terão contato com o jogo – crianças e professores – conheçam um pouco mais sobre a biodiversidade, geodiversidade e aspectos culturais da região. A ideia é que essa geração mais nova tenha conhecimento sobre o nosso patrimônio”, salienta Jasmine.


Como contrapartida social, a professora e os pesquisadores do Laboratório de Turismo em Áreas Naturais realizarão palestras nas escolas da cidade. O projeto ainda prevê um site, onde qualquer criança poderá brincar online com o jogo da memória, além de acessar informações, imagens e produção científica sobre o PNCG. O site está disponível no link https://jogodamemoriapncg.com.br/.

A coordenadora do projeto, Jasmine Cardozo Moreira, fazendo a entrega dos jogos à secretária municipal de Educação, Simone do Rocio Pereira Neves. Foto: Divulgação

Por Assessoria

bottom of page