top of page
  • Redação

Editora UEPG lança livro da área de odontologia

Lançamento ocorre durante a cerimônia de abertura do 30º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), que será transmitido ao vivo no Facebook da UEPG, a partir das 19h

Diretora da Editora UEPG, Beatriz Nadal, apresenta o primeiro exemplar do livro ao reitor Miguel Sanches Neto. Foto: Divulgação

Nesta terça-feira (07), a Editora da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) lança o livro ‘Rede colaborativa de pesquisa sobre biossegurança em Odontologia: múltiplos olhares frente aos novos desafios’, organizado por professores de três Universidades. O lançamento ocorre durante a cerimônia de abertura do 30º Encontro Anual de Iniciação Científica (EAIC), que será transmitido ao vivo no Facebook da UEPG, a partir das 19h.


A obra é organizada pelos professores Rafael Gomes Ditterich (UFPR), Márcia Helena Baldani (UEPG) e Cristine Maria Warmling (UFRGS) e aborda o esforço de pesquisadores em produzir pesquisa durante a pandemia, para apresentar respostas aos problemas enfrentados na retomada segura da clínica odontológica.


No início da pandemia, professores da UEPG, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Universidade de Córdoba (UnC) organizaram a Rede Colaborativa de Pesquisa em Saúde Bucal Coletiva da Região Sul, a qual consolidou parceria entre nove programas de pós-graduação, além de programas de residência. O livro aborda o percurso percorrido para a organização da Rede de Pesquisa, bem como para analisar as medidas adotadas por profissionais de saúde bucal, nos setores público e privado.


Os capítulos do livro apresentam uma amostra de como a Rede está organizada e contam com a autoria de 38 pesquisadores, entre docentes, pós-graduandos, residentes e estudantes de graduação. No EAIC, serão apresentados os resultados obtidos em Ponta Grossa e municípios de grande porte do Paraná. Os resultados iniciais da pesquisa no Paraná também podem ser acessados no link. O livro está disponível nos formatos impresso e e-book e pode baixado gratuitamente no site da Editora UEPG. O link para venda está disponível aqui.


O EAIC será realizado de forma híbrida, com transmissão ao vivo da abertura (dia 07/12 às 19h) e encerramento (dia 09/12 às 17h), ambos pelo Facebook , com solenidade de premiação (dia 13/12 às 16h) no YouTube da UEPG. As sessões de apresentação de trabalhos acontecerão de maneira remota.


Da Assessoria

bottom of page